Diferentemente das chuvas ocorridas em novembro quando as barragens de Água Fira I e II acumularam um milhão/m³, as precipitações registradas em janeiro somaram apenas 291 mil/m³. Com isso, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) mantém a preocupação com a situação e a retomada da medida preventiva de racionamento para evitar o colapso no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista pode ser adotada a partir do próximo mês.

Segundo o gerente do Escritório Local da Embasa, Álvaro Aguiar, “se comparando com o mesmo período do ano passado, a realidade é mesmo preocupante, visto que enquanto em janeiro de 2012 a barragem encontrava-se extravasando, hoje estamos com 1,2 milhão/m³ abaixo”, relata. Além disso, “para agravar, constatamos o retorno da irrigação com a existência de pelo menos 50 barramentos que reduzem a vazão dos rios que alimentam as barragens”, conta. A fim de impedir o uso ilegal dos rios, a Embasa acionou novamente o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Nesta quarta, 30, a barragem de Água Fria II registra o volume de 5.286 milhões/m³ de água acumulada, ou seja, 82% da capacidade total de armazenamento. Já Água Fria I está com 49 mil/m³, o que representa 28%. O saldo positivo de janeiro, no entanto, é que as chuvas contribuíram para manter o mesmo nível registrado na barragem de Água Fria II no início do mês: “se não ganhamos volume, também não perdemos”, avalia Aguiar.

ASCOM EMBASA

Compartilhe