Tribuna da Bahia

Foto: Divulgação
Teresa Surita (PMDB) foi eleita no primeiro turno para a prefeitura de Boa Vista, em Roraima
O número de mulheres eleitas para as prefeituras no primeiro turno aumentou 31,5%, em comparação com a eleição municipal de 2008.
Esta é a primeira eleição municipal após a aprovação da lei que criou uma cota para as mulheres nas eleições. Pela lei, pelo menos 30% dos candidatos de cada partido ou coligação precisam ser mulheres. Essa exigência já provocou mudanças no resultado do primeiro turno.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as mulheres conquistaram 665 prefeituras, o que representa 12% do total. No primeiro turno de 2008, foram eleitas 504 prefeitas, ou seja, 9% do total.
O percentual de mulheres eleitas vereadoras também aumentou. Neste ano, foi de 13% do total, contra 11% na última eleição municipal.
O número de candidatas do sexo feminino para os três cargos em disputa, que são prefeito, vice-prefeito e vereador, aumentou 21% neste ano, em relação a 2008.
De um total de 481 mil candidatos neste ano, 151 mil eram do sexo feminino. Esse número representa 31% do total. Em 2008, o número de mulheres candidatas foi de 81 mil, que representou 21% do total.
Os estados com maior número de prefeituras que serão comandadas por mulheres são Minas Gerais e São Paulo, com 72 eleitas cada um. Depois vem a Bahia, com 64. O Acre foi o único estado que não elegeu nenhuma prefeita.
Nas capitais, apenas uma mulher foi eleita no primeiro turno: Teresa Surita (PMDB) conquistou a prefeitura de Boa Vista, em Roraima.
No segundo turno, oito mulheres permanecem na disputa.
Compartilhe