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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) notificou a Gol para apurar as falhas no sistema de check-in da companhia na manhã desta segunda-feira. A Fundação Procon de São Paulo também deve notificar a empresa para a prestação de esclarecimentos nesta terça-feira. A empresa aérea terá prazo de dez dias para comprovar à Anac que prestou assistência aos passageiros afetados por atrasos e cancelamentos de voos durante a interrupção no serviço.

O descumprimento das regras estabelecidas pela agência pode gerar uma multa de até R$ 1,74 milhão à empresa. “A Anac está acompanhando o desempenho operacional da companhia (Gol) e o eventual comprometimento da sua malha aérea”, informou nota da Anac.

Já as informações sobre os atrasos, cancelamentos e prestação pontual de assistência ou não aos passageiros devem ser fornecidas pela empresa ao Procon-SP até a próxima sexta-feira. Se autuada, a Gol responderá a processo administrativo e pode ser multada, com base no artigo 57 do Código de Defesa do Consumidor, em valor que varia entre R$ 450 a R$ 6,5 milhões.

Das 9h40 às 11h de hoje, uma falha técnica deixou inoperante o sistema de check-in da Gol em todos os aeroportos onde ela atua no Brasil. No começo da tarde, em todo o País, mais de 35% dos voos domésticos da operadora estavam atrasados, sendo que, nos internacionais, o mesmo índice era superior a 45%.

Por meio de nota, a Gol afirmou que a falha foi na “infraestrutura de rede” e que o problema chegou a causar atrasos de alguns voos. “A companhia ressalta que o sistema já está normalizado e que tomou as medidas necessárias para atender aos clientes da melhor forma possível”, disse a empresa em comunicado das 11h40.

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