Esquiva Falcão leva prata e sofre punição polêmica

 

Esquiva Falcão leva prata e sofre punição polêmica

O brasileiro Esquiva Falcão perdeu a luta final deste sábado para o japonês Ryota Murata na decisão pelo campeonato de boxe na categoria dos pesos médios, para atletas de até 75 kg.

Esquiva ficou com a prata e foi prejudicado por um lance polêmico da arbitragem, que puniu o atleta no último round com a perda de dois pontos que no final lhe dariam a vitória. O nipônico ficou com a medalha de ouro com a pontuação de 14 a 13.

A punição foi dada para Esquiva por clinche, ou seja, por agarrar o adversário no terceiro assalto, o que foi decisivo para sua derrota.

“Eu vim buscar o ouro, mas essa prata é bem-vinda, estou muito feliz”, disse Esquiva.

Ele comentou sobre a punição recebida. “Não achei justa a punição, porque os dois estavam agarrando, os dois estavam cansados no finalzinho”, disse o brasileiro. “Infelizmente hoje não deu, mas não estou triste, entrei para a história. Deixa para a próxima (Olimpíada).”

O japonês mostrou uma boa defesa no primeiro assalto, e ganhou de 5 a 3. No segundo, apareceu a reação do brasileiro, com 5 a 4 no placar, e abateu o adversário que teve que ser atendido por médicos. No último assalto Murata tentou administrar o resultado. A punição a Esquiva abriu vantagem ao japonês. Ainda assim, o brasileiro fez 5 a 5 no marcador.

No Twitter, o resultado da luta foi questionado por muitos que comentaram sobre a decisão do juiz de punir o boxeador, lhe tirando dois pontos.

Ryota já havia superado Esquiva Falcão na semifinal do Campeonato Mundial do ano passado, em Baku, no Azerbaijão. Daquela vez o nipônico dominou o duelo vencendo o boxeador brasileiro por 24 a 11.

Essa é a terceira medalha do boxe brasileiro, que fez em Londres sua melhor campanha na história olímpica. Gospel Prime

Compartilhe