Duas pessoas morreram eletrocutadas na noite de sexta-feira, 22, enquanto realizavam trabalhos de infraestrutura e decoração do Parque de Exposições de Ilhéus (a 456 km de Salvador) para o início da festa de São João da cidade, que começa neste sábado, 23, promovida pela prefeitura. As vítimas foram Lidonízio de Jesus Santos, de 34 anos, e Weslley dos Santos Santana, de 19 anos.

Uma das testemunhas, Ronaldo Souza dos Santos, 31 anos, colega das vítimas, disse que o acidente ocorreu quando eles estavam colocando as bandeirolas. Conforme Ronaldo, que foi ouvido pela polícia, eles eram autônomos e foram contratados por cinco dias para fazer o trabalho de decoração e infraestrutura. Segundo ele, o trabalho já estava encaminhado e faltava cerca de 40 minutos para terminarem a decoração quando aconteceu o incidente.  

Para o serviço, os trabalhadores usavam uma escada de alumínio. Ao terminarem um dos lados, eles pegaram os equipamentos e se deslocaram para a conclusão do serviço no outro lado do palco. A escada que transportavam pegou em um fio de alta tensão de 13.800w e os dois morrem na hora. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada.

De acordo com o produtor artístico Rigersom Silva de Jesus, que trabalhava no local no momento do acidente, as vítimas não usavam nenhum equipamento de proteção e trabalhavam com os pés descalços. Segundo ele, o fio de alta tensão estava “muito baixo” e puxou a escada de alumínio, arremessando os trabalhadores longe.

Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. A Delegacia Circunscricional de Ilhéus abriu um inquérito para investigar o caso.

*Com informações de Ana Cristina Oliveira, da sucursal de A Tarde em Itabuna

Compartilhe