A Prefeitura de Vitória da Conquista segue desenvolvendo ações para minimizar os efeitos da seca que tem castigado o município. Buscando garantir água para o consumo animal, a Secretaria Municipal de Agricultura está intensificando a abertura dos chamados poços amazonas, reservatórios localizados nas nascentes e leitos dos rios. Já são 15 postos do gênero implantados em localidades como Goiabeira, Santa Marta, Baixa da Fartura, Landim e Bate-Pé.
Além disso, a Administração Municipal acelerou o programa de limpeza, recuperação e ampliação de aguadas e tanques na zona rural. Em parceria com o Ministério da Educação, foram perfurados 57 poços tubulares em escolas municipais das regiões atingidas pela seca. Esses poços beneficiam não só a unidade de ensino, como a comunidade local.

Outras ações- A Prefeitura de Vitória da Conquista está priorizando a economia de água. Os encanamentos dos prédios públicos municipais estão sendo inspecionados para verificar a existência de vazamento, e as bombas de água enguiçadas ou danificadas estão sendo consertadas ou trocadas.

Junto aos governos Estadual e Federal, a Prefeitura Municipal está buscando o aumento do apoio e recursos para Vitória da Conquista. Atendendo a essa solicitação da Administração Municipal, o Governo da Bahia repassou toneladas de alimentos que já estão sendo distribuídos para 4.630 famílias da zona rural.

O Governo Municipal lançou também a campanha “Vitória da Conquista unida para economizar água – Faça sua parte. Não desperdice”. O objetivo dessa iniciativa é conscientizar os moradores a respeito do uso racional da água neste momento de estiagem, evitando o desperdício de modo a impedir que o abastecimento do município fique ainda mais comprometido. SECOM PMVC

Compartilhe