SECOM

O município de Vitória da Conquista desenvolve atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer, com a finalidade da manutenção do bem-estar da criança e do adolescente. Além disso, são realizadas ações de conscientização dos pais e familiares sobre a importância dos cuidados, bem como orientação para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

Conheça alguns dos serviços direcionados à preservação da integridade física e moral das crianças e adolescentes:

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social/Creas é um órgão responsável por realizar atendimento psicológico, social e jurídico a vítimas de violência. Os tipos de casos mais comuns são: violência sexual, psicológica, negligência, violência física e maus-tratos. Além das orientações multiprofissionais, o Creas também trabalha com ações externas na perspectiva da prevenção. Vale ressaltar que a pessoa que sofre qualquer tipo de violência pode procurar o Creas ou ainda fazer uma denúncia anônima.

Como é realizado o atendimento à criança vítima de violência: quando se trata de violência física, psicológica ou negligência, a equipe técnica trabalha a potencialidade familiar, ofertando atendimento ao agressor, com orientações. Quando se trata de violência sexual o agressor é encaminhado para a delegacia, onde será aplicada a devida pena.

Denúncia: A vítima ou aquele que quiser denunciar pode ligar para o Disque 100 (Secretaria de Direitos Humanos), onde será imediatamente encaminhado para o Creas de Vitória da Conquista. O serviço está localizado na Rua João Pessoa, 221 B, Centro.

O Creas Rural é serviço pioneiro no Brasil e tem como objetivo levar atendimento psicossocial e jurídico às pessoas da zona rural que sofreram alguma violência, sejam elas crianças, adolescentes, deficientes, sejam idosos. Existem duas sedes do Creas Rural, uma situada em José Gonçalves e a outra em BatePé, além do Creas Rural itinerante, situado em São Sebastião e São João das Vitórias. Nas duas unidades existe uma equipe formada por psicólogo, assistente social, advogado, educador social e coordenador.

Saiba a diferença entre abuso sexual e exploração sexual: O abuso sexual é o uso do corpo da criança ou do adolescente para fins sexuais, e a exploração vai além do interesse, engloba a troca, o dinheiro, a mercantilização do corpo.

Denúncia: As pessoas que quiserem denunciar algum tipo de abuso podem procurar o Creas Rural, para que a vítima seja atendida pelo serviço, ou ligar para o Disque 100.

O Conselho Tutelar é um órgão autônomo, que recebe as denúncias e faz o devido encaminhamento. Quando a denúncia chega no Conselho é feita uma sindicância e averiguação dos fatos, para que a vítima ou aquele que denunciou seja encaminhado para outros órgãos, como o Creas, Deam, Promotoria e Defensoria Pública.

Como é realizado o atendimento à criança vítima de violência: O procedimento realizado pelo Conselho consiste na notificação, posteriormente é feita a visita ao local, além da conversa da criança com orientadores para fazer a identificação do responsável. Após isso, ela é encaminhada para o serviço mais apropriado, onde terá acompanhamento psicológico. A depender do crime, o violador poderá ser afastado da vítima ou receber atendimento psicológico.

Denúncia: As pessoas que quiserem denunciar algum tipo de abuso podem ligar para 3422-9328 ou 8809-2756 (24h por dia), Disque 100, ou ir até o Conselho Tutelar fazer a denúncia, com a preservação da identidade, no endereço: Av. Crescêncio Silveira, 416, próximo à Caixa Econômica.

Compartilhe