Por Daniel Silva (www.blogdodanielsilva.com.br)

Professores de Vitória da Conquista, que atuam na rede estadual, estiveram reunidos na manhã deste sábado (24) para discutir questões estruturais da rede pública de ensino. O encontro aconteceu na Galeria Dom Climério, no centro da cidade e durante a reunião foi apresentada algumas demandas nas unidades escolares. Além da falta de recursos nos colégios, a categoria chamou a atenção para o transporte dos professores que trabalham na zona rural.

De acordo com o que foi relatado, o tempo gasto durante o percurso até a escola está sendo maior que o tempo de permanência do professor dentro da sala de aula. Essa situação vem sendo registrada devido a redução do número de carros, ofertados pela Direc 20, para o transporte dos professores até às localidades de ensino. Em alguns colégios, as aulas no turno da noite só começam depois das 20h. Outro ponto abordado foi a falta de professores nas escolas. Eles informaram que muitas unidades, em alguns dias da semana, estão funcionando apenas com um professor para atender em média quatro turmas de alunos.

Ao longo da próxima semana, os professores estarão se reunindo para rediscutir essa situação junto a outros órgãos representativos do município e também do estado da Bahia. A professora Carmem Araújo comenta os motivos de insatisfação da categoria.

Compartilhe