Lucy Andrade / Tribuna da Bahia
Os motoristas devem preparar os bolsos, pois depois das comemorações de final de ano, o combustível vai ficar mais caro. Ainda não há um percentual de aumento e nem data definida, mas as previsões são negativas para os motoristas e o acréscimo deve acontecer depois do dia 02 de janeiro de 2012.
O litro da gasolina nas bombas de Salvador está variando entre R$ 2,72 a R$ 2,76, já o álcool continua mais barato, entre R$ 2,07 a R$ 2,10, então, em tempos de instabilidade o melhor é encher o tanque e se preparar.
“A previsibilidade é de aumento do álcool que, consequentemente, altera o valor também do combustível. Mas ainda não se sabe o percentual, pois vai depender dos valores que as distribuidoras venderem para os postos. Mas os motoristas devem se preparar”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado da Bahia (Sindicombustíveis-Ba), José Augusto Melo Costa.
A esperança para os donos de veículos é que ocorra uma intervenção federal, como aconteceu
em novembro, quando a Petrobras anunciou aumento de 10% na gasolina e 2% no
diesel. O governo interviu reduzindo a parcela da Cide – tributo cobrado sobre a
venda e importação de combustíveis, o aumento ocorreu, mas não foi repassado
para o consumidor.
em novembro, quando a Petrobras anunciou aumento de 10% na gasolina e 2% no
diesel. O governo interviu reduzindo a parcela da Cide – tributo cobrado sobre a
venda e importação de combustíveis, o aumento ocorreu, mas não foi repassado
para o consumidor.
De acordo com o presidente Sindicombustíveis, José Augusto Costa,
mesmo o álcool sendo mais barato é mais vantajoso abastecer com gasolina. Então,
para quem vai viajar nas férias, a economia nas estradas é de 30% para quem abastece com
gasolina em relação ao álcool.
mesmo o álcool sendo mais barato é mais vantajoso abastecer com gasolina. Então,
para quem vai viajar nas férias, a economia nas estradas é de 30% para quem abastece com
gasolina em relação ao álcool.
Dicas para economizar combustível
Em época de férias e com a gasolina custando uma fortuna, algumas
dicas podem ajudar a economizar combustível.
dicas podem ajudar a economizar combustível.
Financeiramente, o álcool é mais barato, podendo representar no final uma
economia de até 50%, em relação à gasolina, dependendo dos preços dos
combustíveis.
economia de até 50%, em relação à gasolina, dependendo dos preços dos
combustíveis.
Para saber qual o combustível é mais vantajoso, na hora de abastecer é
preciso saber o valor do preço do álcool e da gasolina. De acordo com
especialistas, o valor do álcool deve ser 30% mais barato que a gasolina, devido
ao carro andar 30% menos com álcool em relação à gasolina.
preciso saber o valor do preço do álcool e da gasolina. De acordo com
especialistas, o valor do álcool deve ser 30% mais barato que a gasolina, devido
ao carro andar 30% menos com álcool em relação à gasolina.
A continha: basta dividir o preço do litro álcool pelo da gasolina. Se o
resultado for menor que 0,70, o álcool é a melhor opção. Se optar por usar os
dois combustíveis, a melhor relação custo/benefício para um veículo flex seria
utilizar 85% de gasolina e 15% de álcool.
resultado for menor que 0,70, o álcool é a melhor opção. Se optar por usar os
dois combustíveis, a melhor relação custo/benefício para um veículo flex seria
utilizar 85% de gasolina e 15% de álcool.
Por exemplo, se o litro do álcool custar R$ 1,82 e a gasolina R$ 2,40,
dividindo 1,82 por 2,40 , o resultado é 0,758. Sendo assim a gasolina é a melhor
opção, pois foi maior que 0,70. Outra forma é encher o tanque com álcool e rodar
até o fim, depois faça a conta de quantos Km por real foi gasto, depois faça a
mesma conta com gasolina.
dividindo 1,82 por 2,40 , o resultado é 0,758. Sendo assim a gasolina é a melhor
opção, pois foi maior que 0,70. Outra forma é encher o tanque com álcool e rodar
até o fim, depois faça a conta de quantos Km por real foi gasto, depois faça a
mesma conta com gasolina.
Dirija com calma – evite acelerações bruscas
desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito
do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3500 giros são mais
que suficientes para uma condução ágil, no carregado trânsito urbano, mesmo para
motores 1.0 – pode economizar mais de 30%.
desnecessárias, isso faz o consumo de combustível crescer muito por exigir muito
do motor, coloque um limite máximo de rotação ao dirigir – 3500 giros são mais
que suficientes para uma condução ágil, no carregado trânsito urbano, mesmo para
motores 1.0 – pode economizar mais de 30%.
Mantenha o carro com a manutenção em dia – Mantendo a injeção eletrônica
regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil
km) faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo,
força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor
do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque.
regulada, filtros de ar, óleo e combustível sempre novos (trocas a cada 10 mil
km) faz com que o carro consuma menos. Um filtro de ar entupido, por exemplo,
força o motor desnecessariamente, e o custo da troca de um filtro de ar é menor
do que a economia proporcionada por um filtro limpo no primeiro tanque.
Calibre os pneus – Pneus descalibrados aumentam em até 30%
o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto – e deixam
até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os
pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.
o consumo, pois aumentam a banda de rodagem em contato com o asfalto – e deixam
até o volante mais duro nas manobras, além de desgastar de maneira irregular os
pneus. Manter as rodas alinhadas também ajuda.
Teste o combustível – combustível adulterado faz o carro
gastar mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas de km por real
gasto. Use uma marcha alta – às vezes deixamos a rotação alta, 2ª ou 3ª marcha,
por exemplo, a 60km/h – a essa velocidade, uma 5ª marcha serve perfeitamente,
sem perder velocidade.
gastar mais, além do desgaste mecânico. Faça as mesmas contas de km por real
gasto. Use uma marcha alta – às vezes deixamos a rotação alta, 2ª ou 3ª marcha,
por exemplo, a 60km/h – a essa velocidade, uma 5ª marcha serve perfeitamente,
sem perder velocidade.