JACARTA – Cerca de 300 pessoas foram dadas como desaparecidas depois que o barco com o qual pretendiam chegar a Austrália, afundou perto da ilha indonésia de Java, disseram neste domingo (horário local) fontes oficiais.

O porta-voz do Centro para o Combate de Desastres, Sahrul Arifin, disse ao canal de televisão “Metro”, que o barco transportava cerca de 380 imigrantes de diversos países, a maioria do Afeganistão e do Irã, e que 76 foram resgatados até o momento.

A embarcação, de madeira e com capacidade para uma centena de passageiros, afundou no sábado a cerca de 90 quilômetros da costa leste de Java, aparentemente, devido à sobrecarga e ao temporal que está dificultando as tarefas de busca dos desaparecidos.

Os náufragos resgatados até o momento, algum deles em estado grave, foram levados a um hospital da localidade de Prigi, informou a televisão. Um dos sobreviventes, identificado como Esmat Adine e origem afegã, disse que quando o barco começou a afundar as pessoas que estavam a bordo entraram em pânico e muitas pessoas se jogaram pela borda. No barco viajavam cerca de 40 crianças dos quais não se sabe se estão entre os sobreviventes.

A Indonésia, por sua situação geográfica, pouca vigilância e a corrupção, é o principal centro das redes de tráfico de imigrantes ilegais com destino à Austrália A cada ano a Guarda-costeira da Austrália intercepta várias dezenas de navios procedentes das ilhas do arquipélago indonésio carregados com imigrantes que tentam chegar ao território australiano. IG

Compartilhe