logo-171-anos (1)

Hoje, 9 de novembro, Vitória da Conquista comemora 171 anos de emancipação política. A programação festiva começou oficialmente na sexta-feira, 4, com a abertura da VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a entrega da reforma e ampliação da Escola Municipal Zica Pedral. A celebração do aniversário se estende por todo mês de novembro, com uma programação repleta de apresentações culturais, celebrações religiosas, feiras e atividades esportivas.

A comemoração do Aniversário da Cidade inclui, ainda, a entrega de obras e serviços para a comunidade, beneficiando moradores das zonas rural e urbana. Os moradores do Jardim Candeias, por exemplo, vão comemorar a data histórica com suas ruas asfaltadas. A Administração Municipal investiu mais de R$ 1 milhão de recursos próprios na pavimentação asfáltica e na drenagem superficial de 14 ruas do loteamento. Moradores de Campinhos, Santa Terezinha, Jardim Valéria e Simão também celebram a pavimentação da Avenida Jadiel Matos. Na obra, foi investido R$ 1,3 milhão. Depois de concluída, a avenida de acesso aos Campinhos terá duas vias de 6 metros, com canteiro central.

Saúde e Educação no interior – Na zona rural, o Governo Municipal vai entregar a Escola Municipal São Mateus e o Posto de Saúde de Deus Dará, respectivamente, às comunidades de Bate Pé e José Gonçalves totalmente reformados.

 

Esporte e lazer – A programação também inclui atividades esportivas e de lazer, como I Festival Conquistense de Xadrez; a 8ª da Copa Esportiva do Programa Conquista Criança; os Jogos Abertos do Interior; Caminhada Ecológica e a Caminhada da Terceira Idade, que acontece no dia do aniversário, saindo da Praça do Gil. Os jogos do Campeonato de Futebol da Zona Rural também prestam uma homenagem ao aniversário de 171 anos de Vitória da Conquista.

Eventos Culturais – Na próxima terça-feira, 8, começa a Sétima Mostra Cinema Conquista. O evento que vai até o dia 12 terá exibição de cerca de 50 filmes brasileiros de longas, médias e curtas-metragens da produção recente, produzidos de norte a sul do país, sob as diferentes perspectivas de temas, formatos e categorias. Serão oferecidas também atividades de formação, tais como conferências, cursos, oficinas e lançamentos de livros. Ainda no evento, haverá homenagens, exposições e atividades culturais, com acesso gratuito para a população local, regional e de outras localidades. Também estará na programação a 1ª Mostra Municipal de Cinema Negro, que será realizada nas comunidades rurais de Boqueirão e Lagoa de Maria Clemência.

Na Praça 9 de Novembro – cujo nome é uma homenagem à data de emancipação da cidade – a população poderá prestigiar no mesmo dia do aniversário uma nova edição do Concurso “Por isso é que eu canto”.

Compartilhe