Site Vitória da Conquista/Por Cristiano Oliveira

Vitória da Conquista – BA está pronta para se tornar região metropolitana? Esta discussão foi realizada nesta segunda-feira (07), na Câmara de Vereadores do município, tendo como objetivo central criar linhas de debates sobre a criação da região Metropolitana de Vitória da conquista (RMVC), proposto pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT).  Na sessão estavam presentes algumas autoridades da cidade: o vice-presidente Ricardo marques, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Marcos Alberto, idealizador da RMVC Wal Cordeiro e a superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (sedur).

Sessão especial da Câmara de Vereadores. Foto: Zé Silva

O Governo da Bahia também anunciou que vai começar uma série de estudos para analisar a possibilidade de viabilização da RMVC. O tema já foi discutido em reunião na Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Deputado Estadual Marcelino Galo. Foto: Zé Silva

“Esta discussão sobre Conquista tornar-se região metropolitana já vem sendo debatido há algum tempo. Por isso, percebemos a necessidade de ampliar estas discussões acerca da RMVC, mas o importante é saber que a cidade é o polo administrativo mais importante da região sudoeste. Além de receber diversas pessoas de localidades vizinhas que se deslocam para Conquista, a fim de resolver algumas ações”, destaca o deputado estadual Marcelino Galo.

Se aprovada, a região deve ser a terceira do Estado, que já conta com a de Salvador e de Feira de Santana, esta última criada no mês de julho reunindo seis municípios. Conquista em relação a desenvolvimento é considerada a segunda do estado, perdendo apenas para a capital. No entanto, em questão territorial é a terceira maior da Bahia.

Foto: Zé Silva

O estudo deve ser feito pelas secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano e do Planejamento, Casa Civil e a Superintendência de Estudos Econômicos. “Educação e saúde são demandas essenciais para o desenvolvimento regional, e isto podemos encontrar em Conquista”, finaliza o deputado.

 

Compartilhe