Correio da Bahia

A partir desta terça-feira (8), os serviços prestados pela Justiça Federal na Bahia estarão suspensos. A decisão foi tomada depois que o governo federal, em reunião na Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, em Brasília, ratificou que não pretende conceder reajustes salariais para a categoria em 2012. Em junho, os servidores haviam iniciado um movimento grevista, mas acabaram retomando as atividades em agosto. Na Bahia, cerca de 5 mil servidores estejam mobilizados.

Com a retomada do movimento, só serão realizados serviços considerados de urgência como a tramitação de habeas corpus, mandato de segurança e liminares. Os processos comuns ficarão parados. De acordo com o SINDJUFE-BA (Sindicado dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia), além da questão dos vencimentos, a categoria tem outras reivindicações.

 

“É preciso que também exista um compromisso firmado em relação ao nosso plano de cargos e salários, com a aprovação imediata do Projeto de Lei 6.613/2009. Além disso, existe também a exigência para que sejam reprovados Projetos de Lei e Proposta, como a PLC 549/2009, que retiram direitos dos servidores públicos. Já são cinco anos sem reajustes”, explica Rogério Fagundes, coordenador geral do Sindicato.

Com a adesão da Bahia, serão 21 Estados em todo o país em greve. Amanhã, a categoria pretende realizar uma assembleia na sede da Justiça Federal, em Sussuarana, às 13h.

TRT e o TRE-BA seguem parados
Os servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) mantem a greve iniciada em junho deste ano. Os trabalhadores, que também integram o SINJUFE-BA, também exigem melhorias salarias e nas próprias condições de trabalho. Cerca de 40% do efetivo segue trabalhando nas causas mais emergenciais.

No calendário de mobilização dos próximos dias, o movimento grevista pretende realizar um ato, no começo da noite desta segunda-feira (7), no Centro de Convenções da Bahia, onde a presidente Dilma Rousseff fará a abertura da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Na quarta-feira, profissionais de todas as partes do país estarão em Brasília para a realização de um ato.

Compartilhe