A Bahia, por meio da Secretaria da Educação, em parceira com o governo federal e prefeituras, recebeu na noite desta quarta-feira (26), em Brasília, o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. A premiação, oferecida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, é um reconhecimento a instituições que se destacaram na defesa e promoção da educação no país.

Com números que impressionam os especialistas, o Topa foi homenageado por ser o maior programa voltado para a redução do analfabetismo no Brasil. O prêmio foi entregue durante sessão solene no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e foi recebido pelo governador Jaques Wagner e pela coordenadora do Topa, Elenir Alves.

O governador agradeceu o reconhecimento da Câmara e disse que o prêmio é um grande estímulo para todos que trabalham com a educação no estado. “É uma honra receber o prêmio Darcy Ribeiro, um brasileiro que marcou seu nome na área da educação. A Bahia, terra de Ruy Barbosa, Castro Alves e Anísio Teixeira, tinha o título de campeão do analfabetismo entre pessoas com mais de 15 anos. Agora, com empenho e um programa arrojado, é possível acabar com esse problema histórico.”

De acordo com Wagner, o programa vai continuar e agora com mais entusiasmo depois da premiação. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Em quatro anos e seis meses, vamos chegar à marca de um milhão de alfabetizados, o que é um orgulho para todos nós.”


 

Secom – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Compartilhe