O prefeito Guilherme Menezes e a equipe da Administração Municipal se reuniram na manhã desta segunda-feira, 10, com representantes de diversas entidades empresariais do município para uma Roda de Conversa. O objetivo do encontro foi dialogar com os empresários de Vitória da Conquista, em mais um exemplo de democracia participativa, para que, de maneira conjunta, o setor público e o privado possam projetar melhorias para a cidade.
“Estamos aqui discutindo sobre Vitória da Conquista, discutindo os rumos necessários para o maior desenvolvimento de nosso município, das pessoas do campo e da cidade. É fundamental essa compreensão e até essa parceria entre os setores público e privado. Precisamos ter essa afinidade, porque quando crescemos juntos, o crescimento é mais humano, atingimos mais pessoas”, salientou o prefeito.
O encontro foi uma oportunidade para os convidados conhecerem um pouco mais sobre as realizações da Administração Municipal nas áreas de Educação, Saúde, Infraestrutura, bem como sobre o andamento das obras de importantes equipamentos para o município, a exemplo do Centro Cultural do Banco do Nordeste, do aeroporto e da Estação de Esgotamento Sanitário.

Os empresários que compareceram à reunião avaliaram positivamente a Roda de Conversa promovida pelo Executivo Municipal:
“Nós estamos muito satisfeitos com essa iniciativa da Prefeitura, porque é uma maneira de estreitar o laço entre o empresariado e o poder público municipal. Estamos aqui pensando na cidade, com o intuito de ajudar a construir uma cidade melhor. Foi muito boa essa reunião”, destacou o diretor da PEL Construtora, Pedro Pithon.
“Acredito que estamos vivendo um momento único em Vitória da Conquista, um momento de desenvolvimento, e temos de aproveitá-lo para poder projetar o futuro e termos nesse futuro uma qualidade de vida superior a que temos hoje. Então, é fundamental que haja essa parceria entre a iniciativa privada e o poder público para que esses objetivos sejam alcançados”, enfatizou o representante dos Distribuidores e Atacadistas da Bahia/Asdab, Jordan Andrade.
“É uma iniciativa muito importante da Prefeitura Municipal ter esse diálogo, essa conversa com os diversos segmentos empresariais do município. Certamente,  essa conversa participativa com os atores sociais do município vai facilitar para o prefeito e sua equipe identificar gargalos, problemas e potencialidades, oportunidades do município. E isso ajudará a definir um planejamento estratégico que promova ainda mais o desenvolvimento e o crescimento econômico e social de Vitória da Conquista”, afirmou o gerente regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/Sebrae, Cláudio Cardoso.
“É uma iniciativa muito positiva, uma vez que abre as negociações, um leque pra você colocar as necessidades e ver o que é possível ser feito. É só com a abertura do Poder Municipal que é possível entrar num acordo e as coisas se realizarem. Então, eu acho muito positivo e acho que essas conversas devem se prolongar e acontecer como foi dito de forma setorizada. Vamos eleger as pautas específicas, cada setor se apresenta e ai vão tratar minuciosamente aquilo que precisa ser feito e com certeza teremos sucesso”, disse orepresentante da Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL, Lauro Alves.
“Eu acho muito importante esses encontros, essa participação dos empresários, que são geradores de emprego e renda, na discussão dos problemas da cidade. Eu tenho toda a certeza hoje que os empresários estão abertos a fazer parcerias com a Prefeitura”, falou o representante da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista/Ainvic, Paulo Inforçatti.
“Os empresários fazem parte da sociedade e empregam milhares e milhares de pessoas. Eles estão no dia a dia ouvindo os anseios de parte da população. Então, quando se reúne um grupo de empresários ecléticos como esse aqui, se tem uma amostra muito significativa do que se precisa mostrar, o que se está querendo pra sociedade, ouvir o que o Executivo Municipal tem feito e ouvir o que ele pretende fazer”, assegurou o conselheiro local do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia/Sinduscon-BA, Luciano Bonfim.
“Eu acho que é muito importante. Na realidade, percebemos que os empresários estão abertos à discussão. O mais importante são as PPPs – Parcerias Público Privadas – porque tudo que a Prefeitura quiser investir na cidade, haverá essa parceria, os empresários estão prontos para fazê-la e ter os resultados positivos”, destacou o representante da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Hernani Galdino.

PMVC/Fotos: Giselli Moreira 

 

Compartilhe