Ascom

A sessão especial é uma iniciativa de Hermínio Oliveira (PDT) e tem por objetivo discutir políticas públicas de incentivo ao pólo cafeeiro da região

A Câmara realiza, na manhã desta quarta-feira (5), às 8h30, no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, sessão especial para discutir avanços e desafios para o pólo cafeeiro em Vitória da Conquista. A sessão é uma iniciativa do mandato do vereador Hermínio Oliveira (PDT) e conta com o apoio dos demais parlamentares.

Vitória da Conquista tornou-se pólo cafeeiro a partir da década de 1970, quando o Governo Ernesto Geisel intensificou os programas de desenvolvimento de novos cafezais. O reduzido número de incidência de pragas, a qualidade do solo e a facilidade para colheita e secagem fizeram com que os produtores apostassem no cultivo do café.

De lá para cá, o governo vem buscando iniciativas para impulsionar a cultura do café em Vitória da Conquista e região, apoiando a criação de associações e cooperativas. Os produtores têm o desafio de ampliar as parcerias, com a finalidade de revigorar esta cultura do café, contribuindo assim para o crescimento da economia.

Foram convidados para a sessão Gianno Brito, engenheiro agrônomo; Carlos Novais, diretor de qualidade da ASSOCAFE; Frederico Khouri, empresário; Claudionor Dutra; presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (COOPMAC); Valéria Vidigal, artista plástica; Odir Freire, secretário Municipal de Agricultura; Paulo Roberto Pinto e reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Compartilhe