A arborização é fundamental para a qualidade de vida dos moradores dos centros urbanos, tanto pela função que exerce sobre o clima, a qualidade do ar quanto sobre a paisagem. Além disso, ela é indispensável para a preservação da fauna. Ciente disso, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/Semma, anuncia a ampliação do projeto Cidade Verde. Este tem o objetivo de arborizar as principais avenidas de Vitória da Conquista.
“Inicialmente, tínhamos pensado numa área na Avenida Juracy Magalhães, onde já iniciamos o plantio e vamos ampliar para a Avenida Brumado”, conta o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Andrade. A ampliação foi aprovada durante a última assembleia do Conselho Municipal de Meio Ambiente/Commam. A perspectiva inicial de plantio é de 150 mudas de espécies florestais nativas e exótico-ornamentais, a exemplo da palmeira areca de locuba.

Coparticipação – Para preservar a arborização, é necessário que a comunidade esteja envolvida e participe ativamente da manutenção das mudas plantadas. Por isso, a Semma, por meio do Módulo de Educação Ambiental, está promovendo um trabalho de sensibilização com os empresários e moradores das áreas que serão beneficiadas com o projeto. O intuito é que eles adotem as árvores plantadas.

“Nós vamos plantar e apresentar todos os cuidados iniciais, e num segundo momento, o morador ou um empresário da área vai ficar responsável por cuidar, regar e não permitir o vandalismo. Portanto, a gente espera que possa ter um maior cuidado. Os empresários da Avenida Juracy já estão sendo sensibilizados e vários já adotaram árvores”, explicou o secretário Marcos.

As empresas interessadas em adotar as árvores podem também entrar em contato com o Horto Florestal Vilma Dias, situado na Rua Guilhermino Novais, s/n, bairro Recreio. No local, são distribuídas espécies florestais nativas e disponibilizadas orientações técnicas aos cidadãos. Ao receber a muda, a pessoa preenche uma ficha de adoção e, a partir daí, se torna responsável pelo cuidado com a planta.
SECOM/PMVC

Compartilhe