Do G1, com agências internacionais

 

O governo de Israel anunciou neste domingo (2) que aceitou o apelo do Quarteto para o Oriente Médio para retomar as negociações de paz com os palestinos.

“Israel saúda o apelo do Quarteto para negociações diretas entre as partes sem condições prévias”, disse comunicado publicado pelo escritório do premiê Benjamin Netanyahu.

“Israel tem algumas preocupações, mas ela vai mencioná-las no tempo apropriado. Israel pede à Autoridade Palestina que faça o mesmo e que entre nas negociações diretas sem demora”, diz o documento, divulgado após reunião ministerial.

O Quarteto (grupo diplomático formado por EUA, Rússia, ONU e União Europeia) apelou pela retomada das negociações de paz logo após os palestinos terem pedido à ONU, em 23 de setembro passado, o reconhecimento oficial de seu Estado.

O cronograma prevê que as negociações acabem antes do fim de 2012.

O pedido do reconhecimento do Estado palestino está sendo analisado pelo Conselho de Segurança da ONU.

Israel e EUA são contrários a isso e querem mais negociações diretas sobre questões como fronteiras e segurança antes do reconhecimento do Estado palestino. Os EUA prometeram vetar a aspiração palestina no Conselho de Segurança.

As negociações diretas de paz estão suspensas há um ano.

Compartilhe