Na semana em que a Associação Conquistense de Integração do Deficiente/ Acide, de Vitória da Conquista, comemora 22 anos, o projeto “Leitura de Olhos Fechados” promove atividades de entretenimento e lazer em homenagem ao aniversário da Instituição. Encontros com a boa música e com o cinema inclusivo serão promovidos nos próximos dias 21 e 22 de setembro.
Nessa quarta, 21, às 14 horas, no Memorial Governador Régis Pacheco, serão realizadas apresentações musicais com piano, violão e acordeão. A atividade contará com a participação dos maestros Carlos Porto e João Omar e de alguns professores e alunos do Conservatório Municipal de Música. Entre eles, está uma aluna bem especial, Guilhermina, que tem mais de 80 anos e é deficiente visual.
Na quinta-feira, 22, também às 14 horas, haverá uma sessão de cinema com audiodescrição na própria Acide. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite às pessoas com deficiência visual entender melhor filmes, peças de teatro, programas de TV, exposições, mostras musicais, óperas e outros, ouvindo o que pode ser visto por aqueles que enxergam.
Para o presidente da Acide, José Arcanjo, esse é um momento de muita alegria: “Estamos muito felizes em ter o projeto Leitura de Olhos Fechados como parceiro, este que já nos possibilitou tantos encontros agradáveis com o cinema inclusivo, com a Universidade, por meio da realização do Seminário, em março deste ano, e, agora, com mais essas ações”, afirmou Arcanjo. “Nossas expectativas são as melhores”, concluiu.

O projeto “Leitura de Olhos Fechados” é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo/ Sectel, e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Uesb, por meio da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários/ Proex.

Vale ressaltar que o encontro com a música erudita e popular será possível graças ao projeto: “Sarau no Memorial”, que acontece quinzenalmente, às quartas-feiras, no Memorial Régis Pacheco. Promovido pela Sectel, tem o objetivo de dinamizar o cenário cultural conquistense e oferecer opções de entretenimento de qualidade para a população. SECOM/PMVC

Compartilhe