
Foi sepultado neste final de semana em Vitória da Conquista, o legendário José Ferreira, conhecido por todos como Cabeção. Ele durante décadas viveu defronte ao antigo Magazine Araci (Hoje Spaço X) onde pedia esmola, na Alameda Ramiro Santos (centro da cidade). Zé morava no bairro Petrópolis e teve morte natural, segundo seus familiares.
Foi um personagem folclórico da cidade. Além da macrocefalia, o cidadão era portador de paralisia e durante muito tempo deslocava-se se arrastando com auxilio de um suporte de borracha entre as pernas de casa para seu “ponto” e vice-versa. Ainda hoje, as pessoas mais idosas, ouvem ecoar na lembrança, aquele vozeirão que enchia a rua: Dá fi de Deus… Coopera com o aleijado… Dá patroa… patrão”.
Ao contrário do que diz a lenda, Zé morreu pobre e nunca teve casas para alugar, conforme era alardeado pelos quatro cantos da cidade. No filme A VOZ DA CIDADANIA o velho Cabeção aparece no seu ponto tradicional. Nossas condolências à família enlutada. Vitória da Conquista perdeu outro personagem do seu cast de figuras que marcaram presença na história do município.
Fonte: Conquista News
