Com o objetivo de criar a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, com sede em Vitória da Conquista, três senadores e 39 deputados que compõem a bancada baiana encaminharam na ultima quarta-feira, 10, um ofício à presidente da República Dilma Rousseff.
A Prefeitura apóia essa iniciativa, inclusive porque o poder público sempre mobilizou todos os esforços, desde 1998, para trazer a UFBA para o município. Primeiro a gestão municipal trouxe as extensões da UFBA para o Esaú Matos na década de 1990. Posteriormente conseguiu trazer uma residência médica para a mesma instituição. A vinda do campus da UFBA, com cinco cursos de Saúde foi consequência natural dessa mobilização.
“Existe todo um esforço da Prefeitura, aliado a outras parcerias, em trazer pra cá a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia. O Governo Municipal já marcou uma audiência com a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa. Vamos  pedir também o apoio dela para esse esforço que a cidade precisa empreender conjuntamente. E o próximo passo será ir  até o Ministro da Educação”, contou o prefeito.
Ele lembrou também que já existe uma infraestrutura montada, o que alimenta a esperança da implantação da Universidade em Vitória da Conquista. “O importante é que hoje já existe a Universidade Federal da Bahia dentro de Vitória da Conquista representada pelo campus Anísio Teixeira, o que é um embrião importante da futura Universidade Federal aqui em Vitória da Conquista, que eu não tenho dúvida de que irá existir”.

Histórico – No ano de 2005 o então presidente Lula esteve presente em Vitória da Conquista para autorizar a criação de um Campus da Universidade Federal da Bahia, que recebeu o nome do educador baiano Anísio Teixeira. Na ocasião, ele declarou que o Campus representava “o embrião da criação, no futuro, da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia”.

Hoje o campus Anísio Teixeira já oferece seis cursos de graduação, um mestrado e um doutorado na área de saúde, contando com aproximadamente 1.700 alunos e com previsão de criação de outros vários cursos dentro do programa Reuni do Ministério da Educação. SECOM/PMVC

Compartilhe