Os moradores do povoado de Barreiro estão entusiasmados com a reforma da Escola Municipal Jovelino Alves Oliveira, que foi entregue pelo prefeito Guilherme Menezes na tarde da última quarta-feira, 3. Além do novo telhado, do novo banheiro, da cerâmica na cozinha e das melhorias no muro e nas instalações elétricas e hidráulicas, eles receberam também uma cisterna com capacidade para armazenar 52 mil litros de água da chuva.

A água da cisterna será utilizada pela escola, mas também poderá servir à comunidade. Na cerimônia em que a escola foi oficialmente entregue, o secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, explicou às pessoas presentes sobre o uso da cisterna e a forma como sua implantação foi possibilitada.

O secretário informou que ela foi implantada graças a uma parceria entre a Prefeitura de Vitória

da Conquista e a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), cujo propósito é a construção de cisternas em 27 escolas rurais localizadas no semiárido. A maioria dessas unidades de ensino fica nas regiões de Bate Pé, Campo Formoso e José Gonçalves.

Acesso à informação – Coriolano falou também a respeito do projeto por meio do qual a Prefeitura irá garantir que todas as escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, e também os postos de saúde, tenham acesso gratuito à Internet. O projeto, que está prestes a ser encaminhado para votação na Câmara Municipal, estabelece que isso ocorra de fato até fevereiro de 2012. “O Governo Municipal está trabalhando para melhorar a vida de vocês”, disse o secretário.

Fotos: Emanuel Nem Moraes / SECOM
Compartilhe