Nesta quinta-feira, 27, o prefeito municipal, Guilherme Menezes, esteve reunido com o secretário de Educação, Coriolano Moraes, o secretário de Agricultura, Hildebrando Oliveira, as coordenadoras do Núcleo Pedagógico e da Administração Escolar, respectivamente, Núbia Pereira e Niltânia Oliveira, e outros membros da equipe da Secretaria de Educação. O objetivo da reunião foi apresentar ao prefeito o projeto formulado pela Secretaria para o 7 de Setembro, quando é comemorada a Independência do Brasil.
Durante a apresentação, o prefeito Guilherme lembrou as ações que o Governo Municipal tem empreendido de modo a garantir o acesso de todas as crianças ao ensino municipal de qualidade, bem como as novas iniciativas, a exemplo da parceria que ele está buscando com o renomado cientista Miguel Nicolelis para que o município possa contar com um Centro de Educação Científica ligado ao Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra/IINN-ELS. De acordo com o prefeito, “a educação tem sido um dos principais eixos de desenvolvimento de Vitória da Conquista”.
Com o tema inicial “Independência: cidadãos comprometidos, desenvolvimento sustentável”, a edição 2011 do projeto pretende abordar a sustentabilidade. O secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, explica: “o projeto do 7 de setembro busca resgatar a questão da educação com foco na questão da sustentabilidade ambiental. Dentro do século XXI este é o debate mundial: como viver com os novos avanços da tecnologia, o aumento da produtividade e garantir o desenvolvimento das espécies humana, vegetais e animais em todo o planeta”. Para o prefeito, a educação é uma das bases para o desenvolvimento sustentável.

O projeto do 7 de setembro terá três etapas: em sala de aula – a Rede Municipal, por meio dos professores, levantará questões da independência do país, do desenvolvimento de Conquista e da sustentabilidade, com alunos e a comunidade; nas praças cívicas – as comemorações serão promovidas em algumas praças da cidade, com alunos e professores dos ciclos I e II da Educação Infantil I; e com o tradicional desfile cívico em comemoração à data. Tudo foi pensado para estimular a participação cidadã e o orgulho de ser membro dessa comunidade.
“Iremos trabalhar esse projeto durante todo mês de agosto e setembro em cada comunidade, buscando fazer com que ela esteja inserida dentro dessa concepção da Educação Ambiental”, finalizou o secretário Coriolano. PMVC

Compartilhe