Entrevista concedida ao Jornal O Piquet Bancário do Sindicato do Bancários em Vitória da Conquista.

A estação de tratamento da cidade, conhecida popularmente como Pinicão, finalmente está para ser desativada. É o que garante o gerente da Unidade Regional da Embasa de Vitória da Conquista, administrador José Olímpio.

Como está a implantação da estação que vai substituir o Pinicão?
A Embasa está implantando, em ritmo acelerado, a nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da cidade, numa área de 19 hectares, a 1 km da UESB e a 5 km da velha estação (Pinicão). Depois de inaugurada, a ETE de Conquista será a maior do estado e uma referência para a Bahia neste setor. A nova estação está projetada para atender o crescimento da cidade pelo menos pelos próximos 20 anos, contando com área para expansão futura.

O PAC prevê a elevação do sistema de esgotamento para 85% das casas de Conquista. O que mudará a partir da nova estação?
O novo sistema de esgotamento sanitário de Conquista envolve, além da implantação de uma moderna ETE, a ampliação da rede coletora e interceptores, que vão aumentar a cobertura do serviço de esgotamento sanitário dos atuais 45% para cerca de 85% da cidade. Todo o sistema representa um investimento em torno R$ 113 milhões, sendo uma das maiores obras da Embasa em execução no estado atualmente.

Quando a Embasa assumirá as operações?
As obras da nova estação, um investimento de R$35 milhões – estão a cargo do Consórcio Queiroz Galvão/GMEC, vencedor da licitação – e tiveram início em dezembro de 2010, com previsão de conclusão em dezembro de 2011.
Já o início da operação do sistema está prevista para o início do próximo ano.

Compartilhe