Já se encontra na Secretaria estadual de Relações Institucionais proposta de normatização do ensino da PM baiana que institui uma política de ingresso e ascensão na carreira profissional dos policiais. Em audiência com o secretário Paulo Cézar Lisboa essa semana, o deputado estadual Bira Corôa (PT-BA) detalhou o projeto, gestado em 2003 pela própria Polícia em parceria com a Uneb.

“Com a proposta, haveria cursos numa sequência de graduação, contemplando de soldado a coronéis, a partir de licenciatura a doutorado em Segurança Pública e Defesa Social”, explicou o parlamentar, que já discutiu a matéria com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, e pretende conversar também com as Secretarias estaduais de Educação e Administração.

Integrantes do grupo da Uneb que elaborou a minuta do projeto, as professoras Yêda Jesus e Carmem Cunha, além da pró-reitora de extensão da instituição, a vice-reitora eleita Adriana Marmori, estiveram presentes na reunião e reforçaram a importância da regulamentação do ensino militar na Bahia, como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O escopo da Lei contou ainda com a contribuição do professor e coronel Anhamur Nascimento.

 O texto contempla ainda a criação de um instrumento de seleção de candidatos para PM; implantação de uma política de ascensão profissional na carreira militar baseada na formação ou titulação acadêmica; e a estruturação das modalidades e níveis de cursos profissionais.

Assessoria de Comunicação

Deputado estadual Bira Corôa (PT/BA) – presidente da Comissão da Igualdade

Compartilhe