Com o tema: “Segurança no trabalho=vida”, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST, realizará campanha de prevenção ao acidente de trabalho, que tem como data especial no Brasil o dia 27 de julho.
Este ano, o serviço irá focar a campanha nos trabalhadores da construção civil, setor em franca expansão em Vitória da Conquista.
Serão realizadas palestras e visita a canteiros de obras para orientação destes trabalhadores, em parceria com o sindicato da categoria.
Segundo a coordenadora do CEREST, Jamilly Gusmão Coelho,  o objetivo da campanha é orientar os trabalhadores e os empresários quanto a importância do uso de equipamento de proteção coletiva e individual,“evidenciando a adoção de medidas de controle e prevenção na rotina de trabalho, nas condições e no meio ambiente da construção civil” explica.

Notificações –  O CEREST registrou em 2010, 43 notificações de acidente de trabalho grave, destes, dez foram acidentes em construção civil e 141 acidentes com material biológico. No primeiro semestre de 2011, o CEREST já  recebeu 61 notificações de acidente de trabalho grave e 141 notificações de acidentes com material biológico.
O que é acidente de trabalho? Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade do trabalho.
Como a empresa deve agir? Após a execução das medidas de primeiros socorros e assistência ao acidentado, toda empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências.
Entenda mais sobre o dia 27 de julho: O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, por iniciativa do então ministro do trabalho Júlio Barata, que publicou as portarias 3.236 e 3.237, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Por isto, a data foi escolhida para ser o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho. (com informações site do IBGE)
CEREST – O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador/CEREST está funcionando em novo endereço: Rua dos Andrades, nº 227, Centro. O órgão, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, técnico em saúde do trabalhador, técnico em enfermagem e pessoal administrativo.
No CEREST, qualquer trabalhador, com carteira assinada ou não, que trabalhe em empresa pública ou privada, tem direito a assistência especializada, em doenças e acidentes diretamente ligados ao seu trabalho. SECOM

Compartilhe