Uma comitiva formada por 13 estudantes do mestrado em Saúde Pública da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, está visitando Vitória da Conquista com objetivo de conhecer a Rede Municipal de Saúde. A rede, que foi municipalizada em 1997, atende a população com serviços que vão desde a assistência básica até o atendimento de alta complexidade.
A visita faz parte da programação do intercambio realizado entre a universidade americana e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia/UFBA, onde os americanos passaram um mêscom objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde/SUS. Para as aulas de campo foram escolhidas as cidades de Salvador e Vitória da Conquista.
Segundo a professora de Políticas de Saúde da UFBA, Catharina Matos, que acompanha a comitiva, o fato do município ser referência nacional em saúde, pesou muito para a escolha. “Vitória da Conquista é um bom exemplo de que é possível fazer um sistema universal de saúde com o acesso de todos”, explica.
A visita, que acontece até sexta-feira, 15, teve como parada inicial a Prefeitura. Os estudantes foram recebidos pelo vice-prefeito, Ricardo Marques, pela  secretária de Saúde, Márcia Viviane Araujo, e também pelas coordenadoras da Atenção Básica, Dayse Matos e Luciana Farias.
Na oportunidade, Ricardo Marques deu boas vindas em nome do prefeito e fez uma breve apresentação do município. “Nós temos muito orgulho em dizer que temos uma gestão que sempre foi voltada para questões sociais e, por isso, hoje somos um dos municípios que mais se destacam na região Nordeste”.
Até sexta-feira, os estudantes visitarão hospitais, unidades de saúde, serviços e centros de referência, que atendem os mais de 318 mil habitantes da cidade e os moradores de outros 75 municípios da região. Para a secretária de Saúde, Márcia Viviane, os estudantes terão muito o que aprender em nossa cidade, “pois aqui nasceram várias políticas públicas que hoje estão em todo país, como a implantação do dentista na equipe de saúde da família em 1998, que só se tornou obrigatória no país em 2004”, explica. SECOM/PMVC

Compartilhe