Quando a Copa das Confederações desembarcar na capital baiana em junho de 2013, a previsão é que o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães esteja completamente reformado. Um novo projeto estimado para ficar pronto até dezembro prevê intervenções que vão do bambuzal, passam pelo terminal de passageiros e chegam à torre de controle. As obras, segundo o superintendente regional da Infraero, José Cassiano Filho, devem ser iniciadas em março de 2012 e concluídas
até abril de 2013.


Novo terminal de passageiros é inspirado no Concorde, avião supersônico de passageiros

O valor  do investimento não está definido, mas o superintendente avalia que a ampliação do terminal aéreo requer recursos que variam entre R$ 47 milhões (verba garantida pelo governo federal através do PAC da Copa) e R$ 125 milhões. “A partir do valor já assegurado, a
diferença será custeada pela Infraero”,  diz Cassiano.

O novo leiaute do
terminal de passageiros chama a atenção. Inspirado no Concorde, legendário avião
supersônico de passageiros, o espaço será interligado ao estacionamento por meio
de passarelas. Dentro do terminal, o número de posições de check-in passa de 50
para 90 e o controle de acesso (raio-x) de oito para 12. Além disso, novos
ambientes, elevadores, escadas rolantes e toaletes também serão
construídos.


As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e
transparentes para aproveitar a luz do sol

No pátio de manobra, dez
novas posições vão ampliar o estacionamento das aeronaves de médio e grande
portes. Atualmente, o aeroporto opera com 27 posições. O estacionamento de
veículos ganhará novo piso com 1,7 mil vagas, chegando à capacidade total de
três mil vagas. As vias de acesso serão cobertas para absorver calor e
transparentes para aproveitar a luz do sol. E o terminal de ônibus será ampliado
e interligado a outros modais de transporte. “Seja BRT ou metrô, o projeto do
aeroporto já prevê a integração”, ressalta José Cassiano.

Está prevista a
construção de uma terceira pista, mas que não ficará pronta para a Copa de 2014.
“As questões ambientais impedem a construção a tempo. Um estudo de impacto
ambiental está em andamento e tem prazo de 395 dias para ficar pronto. Depois,
mais 90 dias para o órgão ambiental aprovar e outros 60 para a Infraero se
manifestar. É um cronograma de pelo menos cinco anos”, diz o
superintendente.

Dados do Conselho Internacional de Aeroportos divulgados
no ano passado apontam que o terminal aéreo de Salvador está entre os 20 que
mais ganham passageiros no mundo. Com uma média diária de 240 voos entre pousos
e decolagens, a previsão é que este ano o movimento de passageiros ultrapasse
8,5 milhões. “Em 2010, foram 7,5 milhões de passageiros e há tendência de
crescimento nos próximos anos, principalmente por causa dos eventos esportivos”,
reflete. Atualmente, 20 mil pessoas usam o aeroporto diariamente.

Para
José Cassiano, mesmo sem a construção de uma nova pista, o aeroporto de Salvador
vai operar sem problemas. “Temos condições de suportar com as duas pistas
atuais, mas não podemos pensar só no momento da Copa. Uma nova pista nos dará
mais dez ou 15 anos de conforto e comodidade”, reforça.

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