Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

Seis índios da aldeia Tupinambá estão presos na delegacia da Polícia Federal de Ihéus, cidade no sul da Bahia. Eles foram autuados em flagrante na tarde de terça-feira (5), na fazenda São José, na região de Olivença. De acordo com a PF, eles resistiram a dois mandados judiciais de reintegração de posse, referentes à fazenda São José e à fazenda Jordão, e irão responder por formação de quadrilha, desobediência, esbulho possessório (invasão de propriedade alheia) e exercício arbitrário de suas razões. Eles devem ser transferidos esta tarde para o presídio de Ilhéus, onde ficarão à disposição da Justiça.

Segundo a PF, a resistência foi intensa durante a primeira abordagem policial, realizada por volta das 11h de terça, encontrando árvores derrubadas para impedir o acesso da polícia à fazenda São José. Os índios teriam colocado mulheres, idosos e crianças para compor uma barreira de proteção. A PF relata que achou melhor suspender o cumprimento do mandado naquele primeiro momento. A segunda ação aconteceu à tarde, quando conseguiram deter os índios.

A equipe do G1 não conseguiu contato com o cordenador técnico da Funai (Fundação Nacional dos Índios) local, Nicolas Melgaço dos Santos. Segundo o órgão, ele está em campo trabalhando no caso.

 

Compartilhe