Por Ascom/IFBA

O  Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado em grande estilo no IFBA – Campus Vitória da Conquista, um desfile com roupas de material reciclado abrilhantou  o projeto Eco Estilo 2011 que veio para  despertar  a responsabilidade e a consciência ambiental na comunidade acadêmica.

No começo do evento um hino de amor à natureza empolgou a platéia,  a canção Sal da Terra de Beto Guedes e Ronaldo Bastos  foi interpretada pelos alunos Saulo Moreno e Juliana Galvão e pela professora de Educação Ambiental Maria Laura Souza Silva empolgou.

O projeto  Eco Stilo 2011  foi mais do que  música e  moda. Foram apresentadas mensagens em defesa da preservação da Amazônia, o célebre ambientalista Chico Mendes  também foi lembrado.

O desfile com modelitos ecologicamente corretos encantaram a comunidade acadêmica. Bermuda de saco de lixo, saia feita de páginas de revista, vestido de catálogo telefônico e uma noiva vestida com copos descartáveis foram algumas amostras do que é possível vestir com material reaproveitável.

De acordo com a organizadora do evento, a professora Maria Laura Souza, a inspiração para o  desfile surgiu da disciplina de Educação Ambiental ministrada para os alunos do 4º ano de Meio Ambiente,  a idéia era provar que é possível unir duas linguagens  antagônicas como a  moda e o meio ambiente.

Apesar de apresentar belíssimas peças com materiais recicláveis, essas roupas não servem para ser usadas no dia-a-dia, o que se espera é chamar atenção da indústria da moda para a possibilidade de se produzir roupas e tecidos  com material reaproveitável, como é o caso das atuais roupas feitas com a fibra de garrafa pet e algodão.

Compartilhe