O governador Jaques Wagner autorizou, ontem, a convocação de mais 3.500 policiais militares, aprovados no último concurso realizado em 2008 para soldado da Polícia Militar (PM) da Bahia. A medida integra as ações do programa Pacto Pela Vida, que será lançado oficialmente na próxima segunda-feira (6), no Centro de Convenções, em Salvador.
“O Pacto Pela Vida é um programa de governo que integra diversas ações. Já implantamos a Base Comunitária de Segurança do Calabar e outras terão suas atividades iniciadas em breve. Esses policiais militares vão reforçar todo o trabalho já iniciado, atuar nas novas bases e no programa Ronda no Bairro. Ao todo nos últimos anos, já ultrapassamos 10 mil PMs convocados”, destacou o governador.
O comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, ressalta que com a convocação de mais 3.500 policiais haverá uma melhora significativa da estrutura de pessoal. “Esse reforço no número de policiais foi feito em um excelente momento. Dessa forma conseguiremos incrementar as ações do Pacto Pela Vida e colaborar para redução dos índices criminais”, destaca.

Para o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a iniciativa do governador é essencial para execução das ações dos programas em vigor. “A recomposição do efetivo da Polícia Militar é, sem dúvida, uma medida fundamental tomada pelo governador para o sucesso do Pacto Pela Vida e de outros programas da área da Segurança”, disse. A relação dos convocados sairá na edição do Diário Oficial da próxima sexta-feira (3).

Pacto Pela Vida – O Pacto Pela Vida é uma nova política pública de Segurança. É um programa transversal que concentra ações e esforços com o objetivo fundamental de reduzir a violência e a criminalidade, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.

Construído de forma integrada e pactuada com a sociedade, o programa manterá articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Assembleia Legislativa, os municípios, a União, dentre outros.

Dentre as ações já desenvolvidas ou em andamento no Pacto Pela Vida, pode-se citar: a instalação da 1ª Base Comunitária de Segurança, no Calabar; a criação do Departamento de Homicídios e de Proteção à Vida (DHPP); a operação preparatória para a instalação da 2ª Base Comunitária de Segurança, no Nordeste de Amaralina; e o treinamento de oficiais e praças para atuação no Programa e as ações sociais desenvolvidas, dentre outras ações. Da Tribuna da Bahia

Compartilhe