O Terminal Rodoviário da cidade de Vitória da Conquista foi concebido pelo ex-prefeito Fernando Spínola, em 1969. Inaugurado em 7 de julho de 1971, pelo ex-governador da Bahia Antonio Carlos Magalhães e o ex-prefeito Nilton Gonçalves. Permanece após 40 anos sem nenhum investimento de ampliação.

A obra, arrojada para a época, contou com o apoio da Esso Brasileira de Petróleo, Camilo Cola da Viação Itapemirim, que administrou o terminal com a Arco – Apoio Rodoviário Coletivo, e o DNER – Departamento de Estradas e Rodagem.

Na atualidade, a estrutura é considerada ultrapassada e não atende a realidade da 3ª maior cidade da Bahia, com mais de 300 mil habitantes. A administração daquele terminal está implantando uma guarita com cabine para cobrança de estacionamento nos próximos dias.
Os passageiros não dispõem sequer de um carrinho de bagagem.

A área destinada para o embarque e desembarque é muito acanhada, e não oferece o mínimo de comodidade para que esteja viajando. Por outro lado, o portão de acesso principal aos veículos está localizado em cima da pista de rolamento onde trafegam carretas, ônibus e automóveis. Observa-se a falta de faixa de segurança com sinalização para evitar possíveis acidentes e que deve ser implantada da Movesa até o portão.

Para a cobrança da taxa de estacionamento, a administração poderia estabelecer tempo de permanência de até 10 minutos, e que mudanças significativas sejam feitas. Blog da Resenha

Compartilhe