O prefeito municipal Guilherme Menezes recebeu em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 5, representantes da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos/Bahiafarma e da empresa farmacêutica BioCen. Também estiverem presentes o chefe de gabinete Márcio Higino, a subsecretária municipal de Saúde, Karine Brito, dentre outros membros da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
“A notícia oficial que viemos trazer é que o Ministério da Saúde já nos autorizou a retomar o processo de reestruturação da fábrica que foi construída aqui em Vitória da Conquista. E, com o apoio do Governo do Estado e também numa parceria importante com a iniciativa privada nós vamos, agora, no próximo dia 3 de junho firmar todos os compromissos para de fato retomar e concluir a fábrica de Vitória da Conquista”, explicou o coordenador da reestruturação da Bahiafarma, Carlos Alberto Trindade.
“Para nós é uma alegria muito grande receber essa notícia. Ver que a Bahiafarma será estabelecida com mais possibilidades que as iniciais”, afirmou o prefeito Guilherme Menezes. O prefeito ressaltou, na oportunidade, que Vitória da Conquista atende, em média e alta complexidade, 90 municípios inclusive norte de Minas Gerais.
De acordo com Carlos Alberto, “essa iniciativa recoloca a Bahia e Vitória da Conquista – com um papel importante no estado – nesse mapa do Complexo Industrial da Saúde no Brasil. A Bahiafarma foi fechada há mais de 10 anos e que gerou uma dispersão de recursos que poderiam estar sendo melhor utilizados nessa área. Então é uma retomada, é colocar de novo a Bahia participando desse processo, é dar oportunidade para os profissionais daqui do estado atuarem na produção de medicamentos, dos estudantes de Farmácia também terem seu campo de estágios, poderem estar mais firmemente nesse movimento que hoje é bastante grande no Brasil todo. Essa é a grande novidade. Isso é o grande ganho que a gente tem com a reestruturação da Bahiafarma”.
O diretor-executivo da BioCen, Guilherme Ramos, comentou a parceria com a Bahiafarma: “vamos dar uso a uma área que está destinada para isso, trazendo projetos de Biotecnologia do pólo científico cubano que é muito avançado nesse setor. O objetivo é trazer um benefício para a saúde pública não só da Bahia, mas de todo o país”. Para Carlos Alberto, a parceria que está sendo estabelecida com o apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado vai possibilitar “ter aqui no Brasil a produção de algum dos produtos que eles têm lá hoje. O melhor exemplo deles são algumas vacinas. Vacinas para alergia, por exemplo, de ácaros. Essa é uma produção que pode ser feita e deve ser feita aqui em Conquista. Acho que essa parceria vai nos trazer muitas possibilidades, de ter aqui no Brasil tecnologia que ele conseguiu desenvolver lá e colocá-las a serviço no SUS”.
SECOM

Compartilhe