AP
As violentas tempestades que atingem uma grande parte dos Estados Unidos já deixaram mais de 70 mortos, informaram os serviços de emergência. O presidente Barack Obama ordenou que o governo “aja rapidamente” no Alabama, o principal estado atingido, com 45 mortes nas últimas 24 horas.
As autoridades declararam o estado de emergência no Alabama, Arkansas, Kentucky, Mississipi, Missouri, Tennessee e Oklahoma, onde os governadores convocaram a Guarda Nacional para ajudar nas operações de resgate e limpeza. O serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service) informou ter recebido relatórios preliminares de mais de 110 tornados entre a manhã e a noite de quarta-feira.

Tornado atinge região de Tuscaloosa, no Alabama
“Estava com minha mulher vendo as notícias sobre o clima quando um enorme tornado caiu sobre nós (…) Fomos correndo para o banheiro, as luzes piscavam e tudo tremia”, contou Will Nevin, um morador de Tuscaloosa. Em Birmingham, maior cidade do Alabama, outro tornado causou enorme destruição no norte da zona urbana, arrastando automóveis e arrancando árvores. Ao menos 375 mil pessoas ficaram sem eletricidade no estado, segundo as autoridades.
No Arkansas (centro), outro estado muito atingido, os tornados e enchentes deixaram 11 mortos, declarou à AFP Renee Preslar, porta-voz do Departamento de Emergências do Arkansas.”Há árvores caídas, cortes de energia, casas destruídas (…) e muitas regiões alagadas”. Foram registrados mais de 50 tornados e, em algumas regiões, precipitações de até 45 cm entre sábado e terça-feira.
Centenas de pessoas foram evacuadas no Missouri (centro), após o rompimento de diques do Rio Black, próximo à localidade de Poplar Bluff. Imagens da televisão americana mostram equipes de resgate enfrentando a forte correnteza para salvar pessoas bloqueadas pelas águas. “Estou feliz que minha família esteja sã e salva”, declarou um habitante de Poplar Bluff, Chris Pigg, que passou a noite com os parentes em um abrigo temporário.
Segundo o serviço meteorológico nacional (NWS, National Weather Service), a previsão é de uma breve calmaria para quinta e sexta-feira, antes da chegada, no sábado, de uma nova tempestade.
