Um dia depois de o ministro do Esporte, Orlando Silva, dizer que estava preocupado com o andamento das obras na cidade de São Paulo para realização da Copa do Mundo de 2014, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, disse que a manifestação do ministro não foi um “puxão de orelha”. Kassab afirmou que a preocupação do ministro é compreensível. O comentário foi feito no fim da manhã desta segunda-feira (25) durante evento que apresentou a nova Secretaria Especial de Articulação para a Copa. O titular da pasta é Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, do PCdoB, mesmo partido de Orlando Silva.
“É compreensível a expectativa do ministro, é uma responsabilidade muito grande, se trata do maior evento do mundo, em especial o jogo de abertura. Nós estamos muito confiantes, muito tranquilos. Todas as ações estão sendo coordenadas, já estão em implantação”, disse Kassab. “Não foi um puxão de orelha, foi uma manifestação correta de preocupação em relação a diversas cidades. Portanto, é mais do que compreensível.”

O ministro disse neste domingo (24), em Belo Horizonte, que autoridades paulistas lhe disseram que a cidade não ficaria pronta para a realização da Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo, em 2013. O torneio é visto como um treinamento para o mundial de futebol.

“Quem me comunicou que o estádio de São Paulo está fora da Copa das Confederações foram as autoridades locais, porque o plano, o prazo de execução da obra, vai além de meados de 2013. Então é um assunto portanto que revela o não cumprimento desse compromisso, um risco importante”, disse o ministro. “Todas as cidades brasileiras, as prefeituras e os governos estaduais resolveram esse problema, espero que São Paulo também resolva.”

Copa das Confederações
Apesar de o Corinthians ter admitido ainda neste domingo que seu estádio só ficará pronto em dezembro de 2013, após a Copa das Confederações, Kassab não excluiu a possibilidade de realização do torneio no estádio.

kassab copa (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Kassab inaugurou nova secretaria para a Copa
nesta segunda (Foto: Juliana Cardilli/G1)

“Ainda existe expectativa de que ela possa ser realizada no estádio do Corinthians. Seria muito positivo que fosse o jogo de abertura da Copa das Confederações no estádio do Corinthians. Nós vamos aguardar o início das obras para termos a certeza do calendário. Quando se inicia a obra você tem muito mais objetividade”, disse o prefeito.

Entretanto, ele não deu nenhuma alternativa caso o estádio não fique pronto. “Qualquer decisão em relação à Copa é da Fifa, portanto, cabe à Fifa decidir qualquer questão”, afirmou. Já em relação à abertura da Copa do Mundo, Kassab disse que o estádio em Itaquera é o único projeto da cidade. “Essa é a única alternativa que a cidade de São Paulo tem para fazer o jogo de abertura. Essa é a razão de todo nosso esforço, de todo nosso apoio. Será lá.”

De acordo com o prefeito, os entraves jurídicos em relação ao terreno onde será construído o estádio, que é da administração municipal, devem ser resolvidos ainda nesta semana, quando a Prefeitura espera assinar o novo contrato de uso do espaço com o Corinthians,. Kassab também disse que a construtora contratada já deu entrada ao projeto básico na Prefeitura.

Secretaria da Copa
A nova secretaria de articulação para a Copa foi criada para agilizar e integrar os procedimentos de várias secretarias da Prefeitura em relação ao mundial. “Terá um papel fundamental na organização dos jogos da Copa do Mundo e dos preparativos da cidade para que possamos fazer a abertura”, disse Kassab.

O titular da pasta, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, é dirigente do PCdoB há 20 anos no estado de São Paulo e trabalhava com a bancada de deputados estaduais e vereadores em São Paulo. Ele manteve o discurso alinhado com o de Kassab, afirmando que São Paulo fará o possível para que tudo fique pronto para os dois torneios.

“A criação da secretaria tem o objetivo de aceleração de todas essas providências que vêm sendo tomadas dentro da administração. O esforço nosso é de que o estádio seja construído o mais rapidamente possível. A criação da secretaria tem esse objetivo. Eu não sou o salvador da abertura, sou mais uma pessoa, um gestor que vai ajudar nesse processo. Eu sou uma peça nesse tabuleiro.”

O novo secretário também afirmou que o comentário do ministro do Esporte tem fundamento. “O ministro está no papel dele, que é de cobrar todas as condições para a realização da Copa, aqui e no Brasil inteiro, a responsabilidade dele é muito grande, ele está fazendo o seu papel”, afirmou.

Compartilhe