Em entrevista exclusiva ao Blog do Wal Cordeiro, Drª Anna Christina Dias, diretora de Projetos e Programas Especiais do Derba, responsável pelas obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista esclarece as dúvidas que vêm reinando entre a população local e regional e garante que o projeto está em andamento e seguindo um cronograma  bem elaborado, e que se tudo seguir de acordo o previsto a primeira etapa da obra ficará pronta em dois anos, em condições de uso. Confira: 

1-  Qual a previsão do Derba para iniciar as obras de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista? A previsão para inicio do processo licitatório da obra é inicio de setembro, considerando que a licença ambiental seja concedida até 30 de agosto conforme cronograma do IMA.

 2-  Qual o impacto social que uma obra como essa pode gerar na comunidade local?  Uma obra do porte do novo Aeroporto de Vitória da Conquista trará muitos benefícios para a comunidade local, não só pela geração de empregos diretos durante o período de construção e depois na operação do próprio aeroporto, mas, principalmente por ser um vetor de desenvolvimento, trazendo consigo infraestrutura básica, novos acessos viários, atraindo investimentos, expansão imobiliária e valorizando os imóveis no entorno do aeroporto.

 3-  Quanto vai custar a obra do aeroporto? O investimento previsto para o novo aeroporto, incluindo os projetos, acesso viário e desapropriação, é da ordem de R$ 86 milhões.

 4-  Quanto já tem empenhado para a obra?  Ainda não existe empenho para a obra, pois, qualquer empreendimento só pode ter valores empenhados após sua contratação, realização dos serviços e medições parciais.

 5-  De acordo o cronograma do DERBA, quando o novo aeroporto será inaugurado em Vitória da Conquista? Após a contratação e ordem de serviço da empresa que vier a vencer a licitação, as obras deverão ser concluídas em 24 meses.

Drª Anna Christina Dias  é Engenheira Civil pela Universidade Federal da Bahia

Pós graduação: Mestrado pela COPPE – Coordenação de Programas de Pós Graduação em

Engenharia, na área de Estruturas, Doutorado na Universidade de Stuttgart na Alemanha.

Compartilhe