Há aproximadamente um ano e meio, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, em parceria com o Proler /UESB, davam início a uma importante ação com o objetivo de aproximar as pessoas do universo da leitura: o Ponto Literário.
A mini-biblioteca que funciona em prateleiras abertas colocadas nos abrigos de ônibus do terminal da Avenida Lauro de Freitas, no centro da cidade, é uma forma de aproximar da leitura pessoas que normalmente não tem acesso a esse bem. O espaço empresta livros, material informativo diverso, dados biográficos de escritores canônicos e populares e fragmentos da escrita criativa, a qualquer cidadão sem exigir documentos nem preenchimento de cadastro. O acervo é fruto de doações feitas pela própria comunidade.
O projeto segue formando leitores e despertando parceiros. Diariamente, cidadãos interessados em doar livros para o Ponto Literário ligam para a Biblioteca Municipal Sá Nunes, que sedia a coordenação do Projeto. “A doação é muito boa. Teve uma vez, em janeiro, que só em um dia nós ganhamos 5 mil livros”, conta o agente cultural, Everaldo Barros.
Vitória da Conquista foi a primeira cidade baiana a realizar uma ação como esta para democratizar o acesso à leitura. O sucesso do Ponto Literário, inspirado na Parada Cultural de Brasília, criada em 2007, demonstra a maturidade do povo conquistense no que diz respeito ao bem público. “Um ponto positivo é que nunca teve vandalismo; nunca se vê livro rasgado, jogado no chão. Não existe vandalismo no Ponto Literário”, afirma o agente. SECOM

Compartilhe