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As obras de 9 dos 13 aeroportos que estão sendo reformados para a Copa do Mundo de 2014 não devem ficar pronto a tempo, segundo artigo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado pelo Uol. Entre os aeroportos que não devem ficar prontos, o Ipea aponta o Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.

No total, R$ 5,6 bilhões foram orçados para a Infraero gastar nos aeroportos, entre 2011 e 2014. Segundo o Ipea, no entanto, o Brasil precisaria de 92 meses para efetuar uma obra deste porte – de acordo com “os prazos médios observados no Brasil”. O artigo diz que, analisando as obras, “as conclusões são alarmantes”.
Aeroporto de Salvador tem problemas no cronograma, como outras obras, diz Ipea

O aeroporto de Manaus é usado como exemplo negativo. Apesar do prazo de conclusão ser para dezembro de 2013, o texto diz que as obras ainda estão em fase inicial e que, nesse ritmo, só acabariam em 2017. Além de Salvador e Manaus, outras cidades com obras de aeroporto atrasadas são Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Campinas, Cuiabá, Belo Horizonte e Porto Alegre.


Tabela com movimentação esperada nos aeroportos; aqueles com mais de 100% estarão funcionando acima da capacidade

Os aeroportos que devem ficar pronto no prazo são o Curitiba, o do Rio de Janeiro e o de Recife – embora o de Curitiba ainda esteja em fase de licitação e não poderá ter nenhum atraso para ficar pronto em 3 anos. Em Natal, o relatório aponta que sequer existe uma previsão para o término das obras.

Superlotação
Além do problema com as obras, o Ipea aponta outro problema: mesmo que os aeroportos fiquem prontos a tempo, ainda haverá sobrecarga para os 13 aeroportos das cidades-sede. Dez dos 13 aeroportos estariam operando acima da capacidade na Copa – Fortaleza, Brasília, Guarulhos, Salvador, Cuiabá, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Natal e Recife.

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