O  prefeito João Henrique cumpriu agenda ontem em Brasília, onde participou da convenção nacional do Partido Progressista (PP), sua nova legenda, e se reuniu com o ministro das Cidades, Mario Negromonte, que também é o presidente do diretório estadual do PP, para discutir as obras de mobilidade urbana que integram os projetos em prol da Copa do Mundo de 2014.
Para Negromonte, “João Henrique é um quadro muito importante para o partido, que veio para somar. Hoje somos o terceiro maior partido em votos da base aliada do governo federal e o segundo da base aliada do governo estadual”, afirmou o ministro.
Na pauta do encontro com Negromonte, estiveram as obras de requalificação da Avenida Vasco da Gama, cujo canteiro central ganhará uma via exclusiva para o Bus Rapid Transit (BRT).
De acordo com o chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, as obras na Vasco terão início no prazo de 30 dias. Outra ação anunciada por Leão foi duplicação da ligação entre a Calçada e o subúrbio ferroviário. João Henrique, por sua vez, aproveitou para comentar com satisfação a movimentação.

“Nossas visitas ao Ministério das Cidades serão constantes. A parceria dos governos federal, estadual e municipal já está beneficiando a cidade, com obras que serão iniciadas visando melhorias na mobilidade urbana”.

Também ontem, em Salvador, em reunião na estação ferroviária da Calçada com lideranças comunitárias do subúrbio ferroviário, o secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos, disse que a Prefeitura está buscando recursos da ordem de R$ 120 milhões para modernização do sistema ferroviário por parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades.

De acordo com o secretário, o projeto será encaminhado em 60 dias para o governo federal. As ações previstas consistem na reforma da estação da Calçada, requalificação e climatização dos trens e manutenção dos trilhos para adequação do sistema ferroviário ao sistema de metrô de superfície.

Segundo o secretário, no final de 2010, a Prefeitura entregou oito estações reformadas. “No momento, mais duas estão sendo recuperadas e outras duas deverão ser construídas nas localidades de Baixa do Fiscal e Mocotó (Lobato)”, disse. Ele explicou ainda que a prefeitura já alocou R$ 60 milhões junto ao Ministério das Cidades para a revitalização da Ponte São João, prevista para ser concluída até o final do ano.   Tribuna da Bahia

Compartilhe