“Esta será uma nova escola”, anunciou o prefeito Guilherme Menezes na tarde deste sábado, 9, antes de assinar a ordem de serviço que autorizou a reforma e ampliação da Escola Municipal Maria Leal, sede do Círculo Escolar Integrado do Capinal. “Hoje estamos assinando este documento aqui. Daqui a alguns meses, estaremos aqui novamente, já para entregar a escola pronta à comunidade”, complementou Guilherme.
As obras na Maria Leal, que devem ser iniciadas dentro de aproximadamente vinte dias pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc), envolvem a construção de um novo módulo com sete salas de aula, além de uma reforma completa na estrutura já existente. O orçamento inicial é de R$ 505.112,72. A orientação do Governo Municipal é que a Emurc empregue durante a obra o maior número possível de trabalhadores da própria comunidade.
‘MOMENTO ÚNICO’ – O secretário municipal de Educação, Coriolano Moraes, informou aos moradores que os alunos não serão prejudicados durante as obras. Inicialmente, serão construídas as novas salas. Enquanto isso, as aulas transcorrerão normalmente na estrutura atual. Depois da construção do novo pavilhão é que as antigas instalações serão recuperadas – e, a essa altura, os alunos já poderão ser transferidos para o novo módulo. “Ninguém vai ficar um só dia sem aula por causa da reforma”, disse Coriolano.
O momento em que o prefeito Guilherme assinou a ordem de serviço foi descrito como “único” pela diretora Aldina dos Santos. “É o início de uma nova etapa de transformação e mudança, para Capinal e para as outras comunidades que atendemos”, afirmou Aldina.
O vereador Luciano Gomes, presente à cerimônia de assinatura, elogiou a forma como as comunidades da área rural de Vitória da Conquista vêm sendo tratadas pelo prefeito. “A zona rural está sendo muito bem atendida por essa administração”, confirmou.
‘MAIS SEGURANÇA’ – A cerimônia foi acompanhada pelo morador Mariano Laurêncio Meira. Hoje com 69 anos, seu Mariano vive no Capinal desde os nove. É uma das mais ativas lideranças da região. “Lutamos por tudo aquilo que seja de interesse da nossa comunidade”, informou.
A ampliação da Escola Municipal Maria Leal, uma reivindicação antiga da população local, foi vista por ele como uma forma de economizar em tempo e transporte. Além disso, há também a questão da maior segurança para os alunos, professores e funcionários. “Centralizando todo mundo num só lugar, haverá mais segurança”, observou seu Mariano. “Acredito que será muito melhor para a comunidade”. SECOM