Nesta quarta-feira, 06 de abril, no auditório do Núcleo de Educação Permanente, médicos da Rede Municipal de Saúde que atuam no Programa de Saúde da Família/PSF e Unidades Básicas de Saúde de Vitória da Conquista, participaram de uma capacitação em Diagnóstico e Manejo Clínico da Dengue, onde todos foram atualizados sobre os sintomas, tipos de vírus e grupos de risco.
Segundo a coordenadora médica da Atenção Básica, Ilana Ladeia, o curso faz parte das ações de Combate a Dengue promovidas pela Prefeitura, intensificadas nos meses de março e abril, com objetivo de evitar o aumento do número de casos da dengue. “Neste momento é fundamental relembrar os sintomas, para que haja uma maior presteza no diagnóstico por parte da classe médica que trabalha em nossa rede”, informou Ilana.
Durante a capacitação, pesquisas sobre a dengue foram apresentadas, a exemplo da estudante de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB, que apresentou pesquisa referente à situação epidemiológica da dengue do ano de 2010.
João Santana, médico que atende no PSF do Distrito de José Gonçalves, durante sua apresentação sobre Manejo Clinico da dengue destacou que em situações de surto, o usuário que aparecer na Unidade apresentando apenas um sintoma (febre alta, ou dores no corpo, por exemplo), deve ser notificado como suspeita de dengue e encaminhado para realização do exame confirmatório.
Sintomas: – Dengue clássica:
• Febre alta com duração de 2 a 7 dias
• Dor de cabeça
• Dor no corpo e nas juntas
• Dor atrás dos olhos
• Manchas vermelhas pelo corpo
Disque Dengue: em casos de dúvidas sobre sintomas e denúncias de supostos criadores disque: 0800 28 68525.
Números da dengue: até o dia 06 de abril, foram notificados 292 casos suspeitos de dengue, destes 156 foram positivos, 44 foram negativos, 03 foram indeterminados e 89 aguardam o resultado.
A participação da população no combate à dengue é decisiva. Medidas simples, como não descartar lixo em terrenos baldios, evitar o acúmulo de água em pneus e vasilhas, fazem a diferença. Da SECOM