Tribuna da Bahia

A Coelba informou em nota, divulgada na tarde desta segunda-feira (4), que ainda não foi determinado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – o índice do reajuste anual da tarifa de energia elétrica para a Bahia.

Conforme previsto pela legislação, a empresa já encaminhou para a Aneel as informações que irão possibilitar o cálculo do reajuste tarifário da concessionária. Essas informações compõem o pleito que trata-se de uma estimativa, baseada em índices econômicos, previsão para os valores referentes à transmissão e compra de energia, encargos setoriais, dentre outros. A Aneel deverá analisar o material apresentado pela Coelba e determinar o índice até o dia 22 de abril.

Vale destacar que, no cálculo do reajuste, a Aneel considera a variação do IGPM, que nos últimos 12 meses variou cerca de 11%. Além da inflação, conforme citado acima, a Aneel considera também a variação de custos não gerenciados pela Coelba referentes à compra e transmissão de energia, e os encargos setoriais, a exemplo da Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis – CCC, que subiram 27% em 2010.

A Coelba ressalta que, como vem fazendo todos os anos, assim que o índice for determinado pela Aneel, divulgará as informações pertinentes.

Compartilhe