Por Juliana Ribas / Site Vitória da Conquista

Ministro concedeu entrevista coletiva ainda no aeroporto. Foto: Zé Silva

Vitória da Conquista recebeu neste sábado (2), o Ministro das Cidades, Mário Negromonte. O ministro veio à região para inaugurar uma creche escola e um conjunto de habitação em Barra do Choça, a convite do prefeito Oberdam Rocha.

Em sua passagem à Conquista, o ministro cumpriu agenda com o prefeito Guilherme Menezes na Prefeitura.

Em entrevista, o Ministro falou sobre temas importantes para a cidade.

Negromonte falou sobre os pontos importantes para Conquista. Foto: Zé Silva

Conquista Campo Base

“Temos um investimento de 12 bilhões para fazer nas 12 cidades sedes. Com isso, desejamos levar o expectador até a catraca do estádio. Essa solicitação de Vitória da Conquista é um pleito justo e será apresentado ao Ministério do Esporte, do Turismo, do Planejamento e das Cidades e ao Comitê Executivo. É um pleito que deve ser executado e apresentado com as condições exigidas pelo Comitê.”

Aeroporto

“Este assunto não é da nossa pasta, mas posso responder como parlamentar. Os aeroportos de Porto Seguro, Ilhéus, Teixeira de Freitas serão entregues, Assim, como o de Vitória da Conquista, que depois de Salvador é a cidade que mais consome cimento – prova concreta do crescimento da cidade -. Todo o trabalho do aeroporto é fundamental para que viabilize e alavanque ainda mais o crescimento de Conquista.”

Habitação

Mário Negromonte falou que mais de um milhão de casas foram feitas no governo Lula, e que anuncia em primeira mão que em 2011 e 2014, fará uma obra que possui mais de 2 bilhões de casas. Falou ainda que fará alianças com os municípios, e que se o prefeito tem o projeto de construir 5 mil casas, com o apoio do Ministério das Cidades, esse número vai dobrar.

Superintendência da Caixa Econômica Federal

O Ministro destacou a forte chance de Conquista ganhar uma superintendência da Caixa Econômica Federal. “Aqui e Barreiras são duas regiões populosas e que precisam de uma atenção maior para os processos”, conclui falando sobre a possibilidade.

O ministro disse ser um prazer enorme de vir à região como ministro. Falou ainda que se sente orgulhoso de compor uma pasta tão importante que lida com a habitação, saneamento, água, esgoto, e com mobilidade urbana. “Eu era um deputado com as atenções voltadas para a Bahia e agora sou ministro cuidando do Brasil, mas com os olhos e o coração voltados para a Bahia”, finaliza Negromonte.

O prefeito Guilherme Menezes preparou um documento com as demandas e pendências. Em entrevista, destacou o desejo de todos os prefeitos da região sobre a instalação de uma Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) em Vitória da Conquista. “Há um grande volume de obras e recursos que são repassados pela CEF e quase todas as ações do Governo Federal são passados pela Caixa. Os prefeitos da região têm que descer até Itabuna para resolver pendências e Conquista é o ponto mais estratégico para ser uma Superintendência da Caixa Econômica e vamos também pedir ao ministro pela sua intercessão e apoio junto ao governo federal”. O prefeito acrescentou ainda que vai pedir uma audiência com o Presidente da Caixa.

A mesa foi composta por autoridades federal, estaduais e locais. Foto: Zé Silva

A mesa foi composta pelo prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha; O secretário da Sedir, Wilson Brito; o prefeito Guilherme Menezes; o Ministro Mário Negromonte; e o secretário da agricultura, Eduardo Sales.

Prefeito entrega documentos com demandas de Conquista ao Ministro. Foto: Zé Silva

Ao receber o documento com as demandas de Conquista, o Ministro declarou estar de portas abertas à Conquista e que vai investir 18 bilhões no PAC em mobilidade urbana e 12 bilhões de investimento em modernização com a PAC da Copa. Sobre a Superintendência da Caixa Econômica, o Ministro disse que vai lutar para a criação de mais duas superintendências, para se juntarem às três existentes em Salvador, Feira e Itabuna. Ressaltou o desejo de que Vitória da Conquista ganhe uma dessas superintendências.

 

Compartilhe