“Uma reunião simples, mas de grande importância para a construção da democracia”. Foi com estas palavras que o prefeito Guilherme Menezes definiu a cerimônia de lançamento do Portal da Transparência da Prefeitura de Vitória da Conquista, que reuniu lideranças políticas e representantes dos diversos segmentos da sociedade civil na manhã desta quinta-feira, 24, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O portal é mais uma ação desenvolvida pelo Governo Municipal para gerar informação, transparência e clareza na aplicação dos recursos públicos.
O prefeito Guilherme Menezes afirmou que Vitória segue o exemplo do ex-ministro do Controle e da Transparência, Waldir Pires, que disponibilizou, na internet, todas as informações relacionadas à aplicação dos recursos públicos federais. “Todo prefeito deveria imitar o que Waldir Pires fez em âmbito federal. De hoje em diante, tudo vai estar à disposição de qualquer cidadão do município. É com transparência e decência que construímos a verdadeira democracia”, destacou o prefeito.
A secretária municipal da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, apresentou o funcionamento do portal para as centenas de pessoas presentes, destacando que a transparência em todas as ações sempre foi uma das metas do Governo Municipal, desde 1997. “Essa política foi iniciada a partir do diálogo direto com a população, através dos conselhos municipais, já na primeira gestão do prefeito Guilherme Menezes. Toda aplicação e deliberação sobre os recursos públicos passou a ser discutida com a comunidade. Esse é o grande aspecto de transparência e controle do nosso projeto político”, afirmou Nadjara. A secretária ressaltou ainda que “o portal é o ápice da consolidação dessa política, pois permite que a aplicação dos recursos públicos em Vitória da Conquista seja acompanhada de qualquer lugar do mundo”.
Durante o lançamento, foi apresentada outra novidade: o Sistema Municipal de Gestão de Convênios/Simgesc, uma programa que será utilizado internamente para alimentar o Portal da Transparência e organizar as informações sobre os convênios. “O Simgesc é mais uma  ousadia do nosso governo. A partir de agora,  a informação sobre a execução dos convênios será patrimônio do município e estará  à serviço da sociedade, independente da mudança de gestores e servidores municipais”, completou Nadjara Régis. SECOM/PMVC

Compartilhe