Cristiane Flores/Tribuna

Um golpe na vida um grupo de formandos do curso Engenharia Elétrica da Universidade Salvador (Unifacs). Às vésperas de celebrar a festa de formatura, que aconteceria na próxima sexta-feira, os futuros engenheiros descobriram que foram vítimas de estelionato. Os proprietários do Antonius Cerimonial, empresa que foi contratada para organizar a formatura, desapareceram levando não só o dinheiro, mas o sonho de 16 formandos.
 A notícia veio na última quinta-feira, quando os membros da comissão de formatura estranharam a falta de retorno dos proprietários do Cerimonial, então resolveram entrar em contato com o espaço onde seria realizado o evento, onde souberam que a festa teria sido cancelada por falta de pagamento.
Ludmila Jatobá, que está entre os 16 formandos que sofreu o golpe, fez um breve relato sobre sua situação e dos seus colegas. “Procurei a melhor forma de tentar explicar o que aconteceu, mas a notícia foi tão ruim que não há uma melhor forma  para contar que não seja a verdade.

Nossa turma contratou a empresa Antonius Cerimonial para realizar a festa de nossa formatura, a qual, no meu caso, já estava toda quitada. Na última quinta-feira recebi um email do Cais Dourado comunicando que nossa festa estava cancelada.

Imediatamente, procuramos saber com o cerimonial, que estava responsável por todo o evento (buffet, bebidas, decoração, som, DJ, palco, banda, ingressos, garçons, barmans, recursos humanos ..etc) o que havia ocorrido e dai veio a grande bomba: fomos vítimas de um golpe de estelionato. Fizemos de tudo para localizar os donos da empresa, mas infelizmente eles já haviam sumido. Após um ano de preparação para aquele grande dia, o sonho havia tornado-se um pesadelo. 

A empresa encontrava-se fechada, o galpão onde estavam os materiais para as festas estava vazio e pelo que soubemos eles já saíram de Salvador porque estão jurados de morte. Diante desse caos, os formandos desesperaram-se. Porém ao invés de raiva, o clima era realmente de tristeza.

Uma situação bastante difícil, para aqueles pais que com dificuldade pagaram por essa festa e para os alunos, que arrasados não tinham mais como comemorar seu sucesso pelos 5 anos de estudo”.

Pedro Castro, colega de Ludmila, também lamenta o acontecido. “Fiquei sabendo no sábado quando o pessoal da comissão me informou que a festa no Cais Dourado havia sido cancelada. Tinha feito o pagamento todo à vista no dia 29 de outubro”, contou. A turma ainda vai prestar queixa na delegacia contra a empresa.

Os prejudicados não pararam por aí. Ontem pela manhã, a reportagem da Tribuna esteve no endereço onde funcionava o Antonius Cerimonial, na rua Alberto Torres (Matatu),  e confirmou com os vizinhos que na madrugada do último sábado por volta das 2h30, os proprietários pararam com duas Kombis e fizeram uma limpa no local.

Ainda segundo os vizinhos, durante todo o sábado pessoas iam até o endereço do Antonius Cerimonial buscando explicações, quando recebiam a notícia de que os donos haviam fugido, muita gente passou mal.

Noivo também é vitima

 Ueverton Santos, que contratou a empresa para realização do seu casamento marcado para o mês de maio, também foi pego de surpresa. Ele também esteve ontem no cerimonial para pedir explicações a respeito de um cheque que tentaram descontar antes do prazo e recebeu a notícia.

“Tinha pago 10 mil reais em fevereiro deste ano. Agora, nem sei como vou contar para minha noiva. Vim aqui hoje porque na sexta-feira recebi a ligação do meu banco para autorizar o pagamento de um cheque que seria pré-datado para o próximo mês, não tenho o que dizer, na verdade ainda não estou acreditando que isso está acontecendo”, desabafou.

Ele afirmou que escolheu o Antonius Cerimonial porque há dois anos, a empresa organizou o casamento do irmão. Os alunos também tinham boas referências. “Escolhemos porque fomos a outras formaturas e casamentos, jamais iríamos imaginar que isto iria acontecer”, contou Ludmila.

Em relação à festa, alguns formandos decidiram que não vão deixar um dia tão importante passar em branco. “Estamos correndo atrás por conta própria, alguns alunos, incluindo eu, ainda assim iremos providenciar outra festa, dentro dos nossos orçamentos, visto que perdemos tudo e iremos partir do zero novamente. Se as escolas de samba conseguiram remontar um carnaval em 4 semanas, tenho fé que conseguiremos improvisar outra festa em 4 dias”, finalizou Ludmila Jatobá.

Cuidados antes de contratar

» Solicitar a documentação da empresa (CNPJ, Contrato Social, Certidão negativa, etc.) e verificar junto ao PROCON se há reclamações contra aquela empresa.
» Solicitar junto a empresa uma relação de seus eventos nos próximo 6 meses e dos últimos 3 meses. Entrar em contatos com algumas dessas pessoas para saber como esta sendo o serviço oferecido pela empresa (para aqueles que ainda não tiveram seus eventos). Como foi o serviço prestado pela empresa e se a empresa cumpriu com o prometido (para as que já tiveram seus eventos realizados).
» Pesquise várias empresas antes de fechar qualquer contrato, assim ficará por dentro dos valores e poderá encontrar a que melhor se encaixe com o capital disponível pela sua comissão. Obs.: Desconfie sempre de empresas que ofereçam os mesmos serviços por preços bem inferiores.
» Exija sempre da empresa contratada a confirmação de datas, locais dos eventos e exija sempre tudo bem detalhado no contrato.
» Não feche com empresas de Bebidas e Coquetéis, Buffets antes de conhecer realmente a qualidade do produto. “sempre peça uma degustação”
» Na véspera de seus eventos sempre entre em contato com seus fornecedores (banda, beca, buffet, coral, decoração, DJ, segurança, etc.) e certifique-se da presença dos mesmos em seu evento na data, local e hora marcada.
» Se possível, antes de assinar qualquer contrato leve-o a um advogado de sua confiança para que o mesmo possa analisar possíveis furos que algumas empresas de “má indoli” deixam propositalmente com a intenção de possíveis fraudes.

CLÁUSULAS DO CONTRATO – » Fique atento para as cláusulas que descrevem os serviços que à empresa estará prestando a sua comissão, exija do mesmo os serviços que será prestado bem detalhado no contrato para que depois não haja nenhum problema.
» Deverá conter no contrato detalhadamente as penalidades que ambas as partes terão que arcar em caso de quebra de contrato.

Compartilhe