A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista oferece à população conquistense mais um instrumento democrático, a partir do qual o cidadão poderá acompanhar a aplicação do dinheiro público. Trata-se do Portal da Transparência, que será lançado nesta quinta-feira, 24, às 9h, no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima.
O chefe substituto da Controladoria Geral da União/CGU na Bahia, Antonio Ed Souza Santana, representará o Ministro da Transparência, Jorge Hagge, no lançamento. Estão confirmadas também as presenças do deputado federal, Emiliano José, e do ex-Ministro da Transparência e do Controle, Waldir Pires.
O deputado federal Emiliano José afirmou que a iniciativa do Governo Municipal em lançar o Portal da Transparência é muito mais do que uma ação pontual, pois constitui-se num gesto de ousadia, de coragem e clareza de que a construção do espaço de direito democrático passa pela transparência. “O Governo Lula compreendeu perfeitamente e os ministros Waldir Pires e Jorge Hagge souberam levar à frente. O prefeito Guilherme Menezes, com o mesmo espírito da revolução democrática do Brasil, está sendo vanguarda nesse aspecto”.
Em encontro com a secretária municipal da Transparência e do Controle, Nadjara Régis, realizado no mês de fevereiro, o ministro da CGU elogiou a iniciativa do governo municipal e destacou a importância da CGU usar como modelo a experiência de Vitória da Conquista. Isso porque a Prefeitura Municipal inovou ao centralizar, na Secretaria da Transparência, a área de planejamento para captação de recursos públicos, passando pelo acompanhamento da execução dos convênios, até a última fase, que é a prestação de contas, fechando o ciclo da aplicação do dinheiro público no município. SECOM

Compartilhe