No final da tarde desta terça feira (15), o prefeito Guilherme Menezes recebeu a visita do Dr. Fruto Vivas, uma das maiores autoridades sobre arquitetura e sustentabilidade do mundo. Durante a visita de cortesia, o Dr. Fruto Vivas narrou diversas experiências de sustentabilidade desenvolvidas em vários países e também conheceu um pouco mais sobre Vitória da Conquista, a terceira maior cidade baiana.
Portando um livro que trouxe de presente para o prefeito,o Dr. Vivas declarou que, durante o pouso, ele observou que Vitória da Conquista demonstra potencial para tornar-se uma cidade modelo. “Esta cidade não está envenenada pela poluição; é uma cidade jovem e tem tempo para passar a ser um modelo de cidade”, disse. Dr. Vivas agradeceu ainda o convite do prefeito para conhecer a cidade e dividir algumas das inúmeras práticas sustentáveis que ele domina. “Estou muito contente de estar aqui, vim a convite do prefeito, e poder trazer o conhecimento que venho adquirindo em anos de busca por práticas sustentáveis. Espero fomentar este interesse aqui para que Vitória da Conquista se torne ainda melhor”, afirmou.
Guilherme agradeceu a visita e destacou práticas locais que são destinadas a incentivar a produtividade entre os conquistenses, a exemplo do Banco do Povo, que já emprestou mais de R$27 milhões em microcrédito. “O Banco do Povo promove há 10 anos o empreendimento para conquistenses que recorrem ao microcrédito”, disse. O prefeito destacou ainda a Economia Solidária, que tem ganhado força no município e agradeceu as explanações do Dr. Vivas. “Certamente esta visita amplia nossa visão sobre a sustentabilidade e produtividade, tão necessárias à sociedade moderna e servirão de exemplo para ações futuras”, destacou.

Dr. Vivas ressaltou ainda que o mais importante é que estas ações que prega – construções alternativas, por exemplo – não dependem de órgãos governamentais. “Se você busca e consegue o conhecimento sobre estas práticas você pode construir a sua casa e conseguir aumentar a sua renda. Se o tomate está caro, compre um, aproveite a semente e semeie. Desta ação aparentemente pequena poderá até aumentar a renda”, disse. Aos incrédulos, ele se adianta e conclui. “Não duvidem, todas estas ações e muito mais, são possíveis e está sendo realizadas em várias partes do mundo”, disse.

Também estiveram presentes no encontro, o vice-prefeito, Ricardo Marques; Valdemir Dias, secretário do Meio Ambiente; o secretário de Trânsito, Transporte e Infraestrutura Urbana, Luís Alberto Sellman; a procuradora jurídica do Município, Nadjara Régis; o consultor missiológico do Terceiro Setor, Wal Cordeiro, e membros da equipe de engenharia, arquitetura e urbanismo da Prefeitura Municipal. SECOM

Compartilhe