Desde 2006, quando o dia 14 de março foi instituído o Dia Municipal da Cultura, em Vitória da Conquista, grandes nomes da cultura local são indicados para receber a “Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha”. E na noite desta segunda feira (14), em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores, o compositor, cantador e maestro Elomar Figueira de Melo e a Casa da Cultura, representada pelo escritor Carlos Jeovah, foram os homenageados.
O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal, Gildelson Felício, relembrou, durante a solenidade, os avanços no processo de valorização da cultura conquistense e regional, fruto de um compromisso do Governo Municipal e destacou a importância dos artistas conquistenses. “Grandes realizações municipais na área da cultura, como o Natal da Cidade, o São João e o projeto Fechando o Beco tem espaço garantido para os artistas da terra, resultado de um compromisso do Governo Municipal que prioriza o que é nossa. Vitória da Conquista é um celeiro cultural e hoje comemoramos o dia simbólico que homenageia não só os que recebem as medalhas, mas todos os artistas da terra”, afirmou.

João Omar, coordenador municipal de Cultura e representante de Elomar Figueira de Melo no ato da condecoração, também destacou o compromisso do prefeito Guilherme Menezes em reconhecer o mérito dos artistas locais. “É de costume de o povo brasileiro esquecer os seus, mas em Conquista temos um prefeito que é sensível às artes e consegue cultivar uma série de realizações verdadeiramente culturais o que tem feito um grande diferencial na nossa cidade: a valorização dos seus”.

Durante a sua fala, Carlos Jeovah declamou um poema que resumia a história de Vitória da Conquista, ressaltando grandes nomes e a significação do reconhecer as grandezas artísticas. À frente da Casa de Cultura, Carlos Jeovah também é poeta e um dos principais fomentadores culturais da cidade.

Para Carlos Moreno, presidente do Conselho Municipal de Cultura, os nomes indicados para a condecoração foram acertados e representam toda a classe envolvida direta ou indiretamente na cultura.  “É indiscutível a figura de Elomar, não só para o município, mas para a humanidade, sem exagero nenhum, pelo seu belo trabalho musical. Carlos Jeovah, representando a Casa da Cultura, também é um ícone da cultura conquistense. Nada mais justo do que ver estas pessoas sendo condecoradas com uma medalha tão importante”.

Dia da Cultura – Data de nascimento de Glauber Rocha, expoente da cultura nacional, o dia 14 de março foi instituído pela Lei Municipal nº 1.367/2006 como o Dia Municipal da Cultura e, desde então, a Câmara Municipal oferece uma condecoração, com uma Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha, a uma personalidade e uma entidade de grande referência cultural da cidade. Outros eventos culturais têm sido realizados pela valorização e celebração da cultura neste dia.

SECOM

Compartilhe