A comunidade de São Sebastião, zona rural de Vitória da Conquista, recebeu na tarde desta quinta feira, 3, o serviço do Centro de Referência Especializado da Assistência Social/CREAS Rural. Ação pioneira no Brasil, o CREAS Rural foi implementado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de garantir o acesso da população do campo ao atendimento social, psíquico e jurídico.
A secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia, destacou a importância do CREAS e a integração entre as políticas públicas para o benefício da população. “Mais um avanço na rede de assistência social de Vitória da Conquista que intensifica as ações na zona rural. A integração entre educação, saúde e assistência social garante mais eficácia no atendimento à população”, destacou.
Kátia Freitas, que coordena o CREAS, chamou a atenção para a necessidade da população conhecer e fazer uso do serviço. “O CREAS é uma ferramenta importante para coibir todos os tipos de violência. Convidamos todos vocês a nos visitarem para conhecer a fundo o serviço e fazer uso ou indicar quando for preciso”, disse. O CREAS Rural São Sebastião atenderá toda quarta feira, na sede do PETI, de 8h as 12h e das 13h às 17h. 
Confira abaixo depoimentos de moradores:
M.T.S.L., moradora de São Sebastião e usuária do CREAS. “Eles foram lá em casa avisar do serviço e eu falei que estava passando por um momento difícil e quis ser atendida. Ter o serviço aqui perto é bom demais”.
Livia Pereira, 21 anos. “Conheci o projeto Juventude Viva que foi realizado aqui em 2008 e que tinha oficinas e palestras sobre exploração sexual, drogas, violência doméstica e DST´s e eu acredito que vai ser uma benção para a comunidade ter o CREAS aqui. Com certeza a gente vai chegar em casa e explicar para nossos pais e vizinhos como é que funciona o serviço para todos que precisarem serem atendidos”.

Daiana Brito, moradora de S. Sebastião e vizinha do CREAS. “Fiquei muito feliz com o CREAS aqui do lado. Eu tenho dois filhos e nós poderemos ser atendidos se precisarmos tirar qualquer dúvida”. SECOM/PMVC

Compartilhe