Representantes de diversas entidades que integram a Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente, instituição da Prefeitura de Vitória da Conquista, participaram na manhã desta terça-feira, 22, de um encontro com o prefeito Guilherme Menezes, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia Campos, e a coordenadora da Rede de Atenção, Ivone Ladeia. O objetivo da reunião foi aprofundar o diálogo entre o Governo Municipal e as diversas instituições e, consequentemente, fortalecer o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes no Município.
O prefeito Guilherme Menezes relembrou a criação da Rede de Atenção em 1999: “o nosso objetivo foi possibilitar que todos os programas e projetos governamentais e não-governamentais trabalhassem de forma articulada. Essa compreensão, entre todos aqueles que integram a Rede, beneficia principalmente as crianças e adolescentes de Vitória da Conquista. O diálogo é essencial para que tenhamos uma Rede de Atenção cada vez mais coesa e com ações mais efetivas”.
Além disso, o prefeito destacou que a chegada da nova coordenadora da Rede e da secretária municipal de Desenvolvimento Social vai contribuir para uma reavaliação do trabalho que tem sido feito e para que novas metas sejam traçadas: “são pessoas com ampla bagagem na área de assistência social e que vão contribuir efetivamente no fortalecimento das atividades sociais desenvolvidas na cidade”.
A secretária de Desenvolvimento Social, Nádia Márcia, trouxe boas notícias para os participantes do encontro: “o prefeito já autorizou a viabilização de mais um Conselho Tutelar para que possamos ampliar essa rede”, anunciou. Nádia ressaltou que a Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente inclui não só desenvolvimento social, mas saúde, cultura e educação. Sobre a reunião, a secretária afirmou que é uma forma de “dar as boas vindas às entidades e retomar o propósito da Rede, que é agregar as instituições para que elas trabalhem juntas, desenvolvam projetos em conjunto, para garantir o direito das crianças e adolescentes”.
A coordenadora da Rede de Atenção, Ivone Ladeia, também reforçou que o desejo do Governo Municipal é dinamizar e ampliar a integração das entidades. “Vamos realizar visitas para conhecer a realidade de cada programa, ver quais as necessidades e como podemos contribuir para que todos possam buscar recursos para desenvolver suas ações”, disse.
Já como parte do processo de reavaliação e integração das entidades que compõem a Rede, será realizado nos dias 28 de fevereiro e 2 de março, o I Seminário Municipal “A criança, o adolescente e a Conquista da cidadania”, no auditório do Cemae, reunindo educadores dos programas sociais do município para discutir questões como o desenvolvimento da criança, o resgate da família e o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Espero contar com a participação de todos para que possamos trabalhar preparando os jovens para o mundo, para o exercício da cidadania”, convidou Ivone.
O coordenador municipal de Cultura, João Omar, acompanhou a reunião e falou sobre o projeto Orquestra Conquista Sinfônica, criado para atender crianças e adolescentes da Rede de Atenção. O chefe de gabinete, Márcio Higino, também participou do encontro.
Foto: Emanuel Moraes/ SECOM – PMVC